Polícia

Polícia Civil realiza maior apreensão de fuzis do ano

16/07/2013
Correio do Povo - Foto: André Ávila

   O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) apreendeu três fuzis durante operação Resgate em Porto Alegre. As armas estavam enterradas no terreno de uma casa no Morro da Cruz,  zona Leste da Capital.

  Agentes da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (1ªDIN), coordenados pelo delegado Mário Souza, prenderam um jovem de 24 anos por tráfico. Também foram apreendidos cerca de 700g de maconha, um veículo Golf e dinheiro. A ofensiva foi deflagrada na tarde dessa terça-feira e concluída na madrugada desta quarta. O objetivo era justamente resgatar armamentos pesados que seriam entregues a traficantes da Capital. Após seis meses de investigações, o Denarc descobriu que havia um depósito de armas no Morro da Cruz. Segundo análise do setor de investigação, as armas estão aparentemente em excelentes condições de conservação.

   As investigações apontavam que traficantes haviam comprado esses três armamentos pesados, com a finalidade de se armarem e demonstrarem força frente a outras facções criminosas do narcotráfico da Capital. "Os criminosos também poderiam partir para ações de domínio e expansão de territórios do tráfico de drogas, as conhecidas “tomada de bocas”, explicou o delegado Souza. "Apontar com certeza qualquer facção como a possível compradora neste momento é precipitado, pois as investigações continuam e na capital estamos acompanhando pelo menos dois locais em que há possibilidade de estar acontecendo enfrentamentos de organizações rivais do tráfico", afirmou o delegado.

   A operação recebeu a denominação de Resgate, porque o foco da investigação foi a retirada imediata de circulação de armas de grande poder de fogo. Segundo o delegado Souza, a ação foi rápida e pontual por entender que não era possível continuar com a investigação integralmente, tendo em vista o grande poder de fogo que estes armamentos representariam nas mãos de traficantes gaúchos.

   Um dos fuzis apreendidos, o COLT M4, fabricado nos Estados Unidos, é considerado uma evolução de armamento para ser utilizado em área urbana de guerra, podendo custar até R$35 mil no mercado negro. Esse tipo de arma é utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, Israel, Afeganistão e Iraque, entre outros. E ainda pelo Brasil, Colômbia e Equador, na América do Sul.

MAIS NOTÍCIAS