Geral

A cinco dias da primavera, RS tem mínima de -2,1ºC

18/09/2013
Correio do Povo / MetSul - Foto: Rodrigo Finardi / Especial / CP

     Após uma semana de forte calor em pleno inverno gaúcho, a temperatura voltou a cair e, a cinco dias da primavera, o Estado registrou marcas negativas nesta quarta-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, a mínima foi de -2,1ºC em Santa Rosa, no Noroeste. Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, também teve marca negativa de -1,6ºC. Na Região do Planalto, os termômetros marcaram -0,5ºC em Passo Fundo.
 

Geada

     A geada tomou conta dos campos na região do Alto Uruguai. Os termômetros marcaram 1ºC, às 7h, na comunidade do rio Tigre, a cinco quilômetros do Centro de Erechim. No bairro Industrial, os termômetros marcavam 1,5ºC. No centro da cidade o frio não foi menor: 2 ºC, mas com sensação térmica bem abaixo. 

     Os telhados, terrenos baldios e carros que ficaram na rua estavam cobertos de gelo nas primeiras horas do dia. O gado de leite parecia alheio ao frio e pastava num potreiro pintado de branco pela formação da geada. A fumaça era a tônica nas chaminés das casas. Mas o sol também surgiu cedo, e com ele, o gelo foi derretendo nos telhados, nos veículos que ficaram ao relento e nos terrenos baldios de áreas verdes, e a temperatura foi subindo. 

Previsão

     Com o afastamento do ciclone para o alto mar, o vento que sopra do quadrante oeste é fraco na maior parte do Estado. No Litoral Sul e na Campanha, as rajadas devem ser de moderadas a forte. O tempo esquenta pela tarde e as máximas vão ficar ao redor dos 15ºC nesta quarta. A previsão é de queda de temperatura rapidamente ao entardecer. 

 

MAIS NOTÍCIAS