Geral

Autuações por embriaguez no RS crescem 150% em dois anos

18/09/2013
Correio do Povo

     Em dois anos, o número de autuações por embriaguez ao volante no Rio Grande do Sul cresceu 150%, no período de 2010 a 2012. Foram 9.623 infrações em 2010 para 23.793 no ano passado. Com base nesses dados divulgados pelo Detran, a Semana Nacional do Trânsito abre nesta quarta-feira com foco nos temas Álcool, Outras Drogas e Segurança no Trânsito.

     Ainda segundo o Detran, o número de processos de suspensão do direito de dirigir por embriaguez também cresceu 135% no período. As infrações por excesso de velocidade, que lideram o ranking de infrações no Estado, aumentaram 35% em dois anos e as infrações por dirigir sem cinto de segurança e ultrapassagens proibidas mantiveram-se estáveis. Dentro da Operação Balada Segura, o percentual de autuados por teste passou de 5,5% dos abordados em outubro de 2011 para 2,9% dezembro de 2012.

Aumento da fiscalização pode ter contribuído para o índice

     Conforme o Detran, o crescimento das infrações pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, pode ser creditado a fiscalização. Não só na Balada Segura, mas também em operações como a Viagem Segura – realizadas nos feriados desde 15 de novembro de 2011.

     De Porto Alegre, a Balada Segura estendeu-se para outros onze municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas e Alvorada. Foram mais de mil blitze e 75 mil abordagens. Somando-se os autuados por teste aos autuados por recusa, cerca de 6,8 mil condutores embriagados (ou supostamente embriagados), potenciais causadores de acidentes, foram retirados de circulação.

Dentro da programação da Semanal Nacional do Trânsito, o Detran promoverá blitz educativas nas 12 cidades onde o programa Balada Segura já está em funcionamento: Porto Alegre, Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas e Alvorada. A expectativa do governo do Estado é que até o final do ano mais dez municípios estarão integrados a rede da Balada Segura.

Pesquisa da Ufrgs aponta perfil do condutor reincidente

     Uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) traçou o perfil do condutor reincidente em infrações por embriaguez no Rio Grande do Sul. Orientado pelo coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool da Universidade, psiquiatra Flavio Pechansky, estudou as características dos motoristas infratores por alcoolemia no Estado no período de 2009 e 2010.

     Segundo o especialista, os condutores com características psicológicas mais agressivas estão mais propensas a reincidência. “Tipicamente o homem dirige de forma mais agressiva no trânsito brasileiro e isso naturalmente vai se expressar nas taxas de reincidência”, acrescentou Pechansky.

 

MAIS NOTÍCIAS