Geral

Meteorologia alerta para risco de chuva extrema durante feriadão Farroupilha

19/09/2013
Correio do Povo / MetSul

     A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva extrema durante o feriadão Farroupilha na Metade Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná.

     Os meteorologistas desaconselham os gaúchos a viajarem para o Litoral Norte do Estado e para a costa catarinense devido às projeções de precipitação em volume excessivo, que deve prejudicar a trafegabilidade em rodovias dessas regiões com possibilidade de queda de barreiras e acúmulo de água sobre a pista. 

     Os volumes de chuva devem ficar entre 100 mm e 200 mm, mas com acumulados localizados em vários pontos de 200 mm a 300 mm. De acordo com a MetSul, uma vez que a chuva extrema se dará em regiões de relevo, volumes isolados ainda mais altos não podem ser descartados. Isso significa que algumas áreas podem ter a média de um a dois meses de chuva em apenas 72 horas, o que cria um cenário perigoso em que há alto risco de alagamentos, inundações, transbordamentos de rios e córregos, quedas de barreiras e deslizamentos de terra.

     As projeções sugerem um alto risco de enchentes na Metade Norte do Rio Grande do Sul, no entanto, o cenário deve ser mais crítico em Santa Catarina. Pode ocorrer transbordamento nas bacias dos rios com nascentes mais ao Norte gaúcho, como as dos rios Pelotas e Uruguai.

    Os acumulados de precipitação mais extremos vão se concentrar na parte mais ao Norte da Serra, mas deve chover muito na área mais ao Sul da região também, com possibilidade de cheia dos rios das Antas, Aranhana, Caí e Taquari. A perspectiva de chover muito no Litoral Norte também agrava o risco de cheias dos rios Gravataí e Sinos. O Jacuí ainda preocupa, já que os acumulados devem ser muitos altos na nascente no Norte do Estado.

 

Previsão do tempo

     O tempo segue instável no fim de semana com chuva mais concentrada sábado do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul ao passo que no Sul e no Sudoeste gaúcho pode ter gradual melhoria. No domingo, a instabilidade é maior no Norte e no Nordeste gaúcho.No Sul e no Sudoeste do Estado, haverá muitas nuvens com ocasionais aberturas.

     No Litoral Norte, deve chover forte na maioria das praias com os maiores volumes entre Capão e Torres e os menores, apesar de altos, entre Tramandaí e Quintão. A chuva nas praias por vezes deve ser torrencial com alagamentos nos balneários.

     Em Porto Alegre e região, pode chover moderado a ocasionalmente forte, sobretudo da tarde para noite desta sexta e no decorrer do sábado, esperando-se precipitações menos volumosas no domingo com o deslocamento das áreas de chuva intensa para o Norte.

 

MAIS NOTÍCIAS