Geral

Escoteiros usam lenço para celebrar seu dia

20/04/2017
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Nesta quinta-feira (20), integrantes do Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho em Carlos Barbosa e Garibaldi usaram seu tradicional lenço no pescoço para celebrar o Dia do Escoteiro que ocorre no próximo domingo (23).

     Em escolas, repartições públicas, indústrias, escritórios e em locais onde atua um integrante do grupo de Garibaldi foi possível ver a indumentária utilizada pelos adeptos ao movimento. De acordo com Ivan Brugalli, um dos representantes dos escoteiros, o motivo de utilizar o lenço foi a comemoração do Dia do Escoteiro que ocorreu no próximo domingo, dia 23 de abril.

     “Resolvemos vestir o lenço como forma de mostrar para a comunidade que os escoteiros estão presentes”, salientou. Ele ainda disse que atividades serão realizadas dentro do grupo para comemorar a data.

O Lenço Escoteiro

     O lenço escoteiro é um pedaço de tecido triangular ou retangular dobrado de forma triangular, parte fundamental do uniforme de todas as organizações escoteiras ao redor do mundo. A peça foi adotada pelo fundador do movimento escoteiro Robert Baden-Powell por ter dimensões muito próximas às de ligaduras triangulares muito usadas em primeiros socorros.

     A origem do lenço escoteiro está na participação de Robert Baden-Powell na Segunda Guerra Matabele, em 1896, onde trabalhou com Frederick Russell Burnham, o batedor (scout) americano a trabalhar para o exército inglês. Burnham usava no seu uniforme um lenço triangular ao pescoço que servia para prevenir queimaduras solares, o qual Baden-Powell adaptou, sugerindo também que o lenço triangular aberto deveria ter o tamanho ideal para servir para primeiros socorros.

     Hoje em dia, o uso das cores dos lenços é diferente entre associações e países, mas a honra que lhe devemos será sempre igual. Usado geralmente em cerimônias, o lenço é enrolado, colocado ao redor do pescoço e então preso com um anel. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS