Geral

Garibaldi produz cerca de 20 toneladas de resíduos diariamente

15/05/2017
Portal Adesso - Fotos: Priscila Pilletti

     Dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apontam que a média diária de lixo na cidade de Garibaldi é de 20 toneladas, o que corresponde a quase 18 kg por habitante por mês. Os números tem como base o ano de 2016.

     Os resíduos orgânicos coletados são encaminhados para um aterro sanitário no município de Minas do Leão, localizado a 180 km de Garibaldi. Já o que é recolhido na coleta seletiva é destinado à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Garibaldi (COOCAMREG), onde os cooperativados abrem cada saco de lixo embalado pelos moradores, para separar conforme o tipo de material e encaminhar para a reciclagem.

     “Por isso é importante que todos separem o resíduo seco do orgânico, para que uma quantidade maior de material possa ser reciclada”, explica a assessora da SMMA, Cristina Mersoni. Na cooperativa, diariamente restos de comida e papel higiênico são encontrados misturados com o seletivo, o que dificulta o trabalho de separação e reciclagem.

     Para diminuir a quantidade de rejeitos, uma dica é utilizar itens como cascas de frutas, erva-mate, borra de café e restos de verduras e legumes na horta ou jardim, para enriquecer o solo por meio da compostagem.

     Quem desejar fazer doações de papelão, latinhas, PET, plástico, papéis e demais materiais recicláveis, pode contatar diretamente a COOCAMREG, pelo telefone (54) 99901-9072.

 

 

MAIS NOTÍCIAS