Educação

Justiça Restaurativa estimula cultura da paz no ambiente escolar

29/05/2017
Portal Adesso - Foto: Priscila Piletti / Imprensa Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     Paz, amor, respeito e gratidão. Esses são alguns dos valores percebidos pelos estudantes nos Círculos de Paz, atividade que integra a Justiça Restaurativa, trabalhada pela Secretaria Municipal de Educação de Garibaldi (SMEd) desde 2013, com o objetivo central de trabalhar valores humanos em sala de aula e conduzir a resolução de conflitos por meio do diálogo.

     Os participantes da atividade são dispostos em forma circular, onde é permitida a palavra somente quando recebem o objeto definido, que percorre o círculo de mão em mão. Assim, todos são ouvidos e têm oportunidade de falar, conforme a psicóloga Renata Cimadon, que realiza o trabalho nas escolas do município. “Com esta lógica eles aprendem a respeitar o tempo do outro. E também estendemos o dom da palavra a algumas crianças mais retraídas, já que todos têm vez e têm algo a dizer”, explica.

     Na última semana, um círculo foi realizado para trabalhar valores na turma do 5º ano da Escola Attílio Tosin. Todos os participantes foram estimulados a refletir sobre seus sentimentos e avaliar comportamentos em sala de aula.

 

 

MAIS NOTÍCIAS