Saúde

Suco de uva é aliado na prevenção ao câncer de mama

01/06/2017
Portal Adesso / IBRAVIN - Foto: Gilmar Gomes

     Estudos realizados nos Estados Unidos comprovaram que o consumo da bebida rica em polifenóis durante a gestação diminui as chances de desenvolvimento da doença pelas filhas e também auxilia na redução de peso das gestantes

     Como se não bastasse ser saboroso, ajudar numa dieta saudável, fazer bem ao coração, auxiliar no desempenho de atletas, diminuir os riscos de aparecimento de enfermidades neurológicas e ainda reduzir aquelas gordurinhas indesejáveis, o suco de uva também é um aliado importantíssimo na prevenção ao câncer de mama.

     Esse foi o resultado de uma série de pesquisas desenvolvidas pela biomédica Caroline Dani, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center (Estados Unidos). A especialista apresentará os estudos da análise, realizada no Lombardi Cancer Center (Georgetown University), em Washington, durante o III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, que iniciou nesta quinta-feira (1º) e segue até o sábado (3), na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves (RS).

     Com base em pesquisas anteriores realizadas na University of Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, em que foi demonstrado que suco de uva pode prevenir o aparecimento do câncer de mama, Caroline desenvolveu estudos inéditos, com prole de ratos, e comprovou que o efeito não é somente para quem o consome. A ingestão da bebida durante a gravidez ajuda a proteger o organismo de seus descendentes quanto ao surgimento de células cancerígenas e alterações celulares que podem levar ao aparecimento do câncer na fase adulta das filhas.

     “Observamos que independente da filhote consumir ou não o suco de uva, os benefícios da bebida ingerida durante a sua gestação já auxiliariam na prevenção ao câncer de mama. Se a descendente passar a consumir suco regularmente no decorrer da vida, em média 400 mls na fase adulta, esses ganhos aumentariam”, resume a pesquisadora.

     De acordo com Caroline Dani, os resultados obtidos demonstram haver uma influência bastante expressiva no consumo de uma dieta rica em lipídios pelas gestantes, alterando diversos mecanismos, os quais ampliariam a chance de desenvolver a doença na prole.

     “Observamos que o suco de uva é capaz de modular alguns destes parâmetros, reduzindo o risco de câncer de mama nas filhas de mães que consumiram suco de uva na gestação. O consumo moderado previne a multiplicação desordenada e desorientadas de células em filhotes de mães com dietas ricas em gordura”, afirma.

 

MAIS NOTÍCIAS