Tempo

Ao todo, 41 cidades decretam situação de emergência no Estado

02/06/2017
Band RS - Foto: Governo do RS

     As prefeituras afetadas pelas chuvas seguem em situação de alerta em função dos estragos. Até o momento, são 41 municípios com situação de emergência decretada, de acordo com a Defesa Civil do estado. O cálculo do órgão é que cerca de quatro mil pessoas estejam fora de suas casas, uma soma de todas as 74 cidades atingidas.

     Em São Jerônimo, são 890 cidadãos entre os desabrigados e desalojados. O prefeito afirma que mais de dois mil tenham sido afetados. Apesar de já estarem em contato com a defesa civil estadual, o prefeito Evandro Heberle relata ter medo dos próximos dias, já que o efeito nessa semana foi repentino. “É muito significativo o avanço da água em curtíssimo espaço de tempo”, ressalta Herberle.

     Em Uruguaiana a situação é similar. Os números da prefeitura são de que pelo menos 750 pessoas estejam fora de suas casas. Apesar de a situação estar mais controlada agora, o rio Uruguai não para de subir. O nível está em 9 metros e 78 centímetros, crescendo a dois centímetros por hora. O prefeito Ronnie Mello não esconde a preocupação de que a cidade volte a enfrentar uma situação semelhante a de 2014. “Uruguaiana já tinha a situação do rio bem elevado.”

     As prefeituras precisam principalmente de alimentos e roupas, para as famílias que estão fora de suas casas. As doações podem ser feitas na Defesa Civil de cada cidade.

     Aqui na serra, ao menos por enquanto, nenhum município se encontra em situação de emerêngia e não existe informações de desabrigados. 

 

MAIS NOTÍCIAS