Geral

Produtor artesanal de Garibaldi tem vinhos apreendidos

09/06/2017
Portal Adesso - Fotos: Daniel Carniel / Eduardo Zenker/divulgação
Anterior Próximo

     Denúncia contra o produtor Eduardo Zenker que tem sido destaque em todo o país pela forma diferenciada de produzir vinhos levou a apreensão de seus produtos.

     Na tarde da última quarta-feira (07), o produtor de vinhos naturais que fabrica seus produtos na garagem de casa, localizada no Centro de Garibaldi teve toda sua produção apreendida para Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, que alega ter encontrado irregularidades sanitárias e por isso, apreendeu garrafas, etiquetas e maquinário usados por Zenker.

     Na manhã desta sexta-feira (09), com exclusividade, o PORTAL ADESSO conversou com Eduardo, ele contou sobre seu trabalho e também falou da apreensão.  Conforme o produtor, ele fabrica entre 4 e 5 mil litros de vinho anualmente, ou seja, uma pequena produção. A vinificação é de forma artesanal como os ancestrais produziam, sem utilizar qualquer produto químico ou leveduras, sendo que a fermentação é feita utilizando pipas de polipropileno.

     Além disso, Zenker utiliza seu trabalho como pesquisa e a produção serve de laboratório para fabricação de algumas variedades de uva. Este trabalho é comum e muito praticado em países desenvolvidos como França e Itália. “Fiquei como fiel depositário do meu próprio produto e me deram vinte dias para apresentar uma defesa”, salientou o Eduardo que foi um dos destaques do programa Globo Repórter da TV Globo, oportunidade em que ficou conhecido em todo o país.

     Dentre os produtos apreendidos estão vinhos feitos em 2008 e 2011. Zenker tem um sítio com 1,2 hectare no interior de Garibaldi e lá tem parreirais que produzem as variedades Chardonnay e Pinot Noir, tudo de maneira orgânica. O grande problema do pequeno produtor é que ele não possui alguns documentos e autorizações da grande burocracia brasileira, e como ficou conhecido através do seu trabalho diferenciado, vitivinicultores tradicionais, por inveja, o denunciaram.

     Muito conhecido em São Paulo, um grupo já se ofereceu para auxiliar Eduardo Zenker a sair da informalidade. Pelo PORTAL ADESSO o produtor manda um recado a quem lhe denunciou: “Perdemos uma batalha, mas não a Guerra”, declara.

     Será que haverá fiscalização e apreensão nas dezenas de residências da agricultura familiar que também fabricam seus próprios vinhos aqui na Serra?

     Assista o vídeo de Eduardo Zenker na ADESSO TV falando sobre o caso

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS