Carros e Motos

Morre Vanessa Daya, campeã brasiliense de Superbike

14/07/2013
Moto.com.br
Anterior Próximo

   A piloto Vanessa Daya, 31 anos, campeã brasiliense na categoria 600cc - "Superbike com Batom", morreu na madrugada dessa quarta-feira (17), no Hospital de Base, em Brasília (DF), onde estava internada na UTI,  em decorrência do grave acidente que sofreu na corrida válida pela terceira etapa do Campeonato Brasiliense de Motovelocidade, no último domingo (14), no Autódromo Internacional de Brasília.

   Na terça-feira (16) os médicos que atendiam Vanessa Daya no hospital chegaram a anunciar a morte cerebral da piloto, mas ela foi submetida a novos exames no final do dia para confirmar o quadro e após passar pelo Ecodoppler (exame que avalia as funções neurológicas) - a paciente teve leves estímulos e foi descartada a morte cerebral. O quadro clínico da piloto se agravou durante a madrugada e ela veio a falecer após uma parada cardíaca, próximo das 5h.

   Segundo informações do chefe de equipe da piloto, Wendel Vaz, o acidente foi extremamente grave porque, ao perder o controle, Vanessa Daya foi ao chão e a moto capotou várias vezes, caindo em cima dela, quebrando o capacete e causando trauma encefálico. Quem viu de perto o acidente foi o piloto Dani Mamola, também da equipe de Vanessa Daya.

  A piloto recebeu os primeiros socorros da equipe médica do campeonato e foi levada imediatamente ao Hospital de Base, onde passou por cirurgia em que recebeu dois cateteres para estabilizar a pressão intracraniana e um para drenagem no tórax, ela apresentava edema cerebral e fratura na face e vinha desde então sendo monitorada e avaliada pela equipe clínica do hospital.

   O chefe da equipe médica do campeonato, Dr. Christiano Flores, acompanhou o caso de Vanessa Daya de perto e passou todas as informações à Federação de Motociclismo do Distrito Federal (FMDF) e Capital Racing, empresa que organiza a competição. O presidente da Federação de Motociclismo do DF, Carlos Senise, montou uma comissão de especialistas em motovelocidade para analisar as condições do acidente da piloto Vanessa Daya.

  Essa comissão vai analisar o estado de conservação da moto, os equipamentos de segurança pessoal da piloto e as condições da pista, no momento em que se deu o acidente. Ao final do trabalho a Comissão divulgará relatório com as considerações do caso.

MAIS NOTÍCIAS