Polícia

Operação da PF investiga desvio de recursos na Embrapa

02/08/2017
Portal Adesso - Foto: Polícia Federal /divulgação

     Mandados estão sendo cumpridos em Bento Gonçalves, Farroupilha, Esteio e Vacaria.

     A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram, na manhã desta quarta-feira, a Operação Liber Pater, que investiga desvios de recursos públicos com prejuízo à Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves.

     Mais de 40 policiais federais e seis auditores da CGU cumprem nove mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva nas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Esteio e Vacaria.

     A investigação apurou indícios de fraude em licitações para compra de matéria-prima e sobrepreço na aquisição de uvas, com indicativo de que alguns fornecedores sejam vinculados a dois servidores da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves. Cinco obras de engenharia executadas também são apontadas pela CGU como superfaturadas, com prejuízos que ultrapassam R$ 800 mil.

     A operação da PF tem por objetivo a apreensão de documentos que esclareçam e confirmem os indícios já obtidos até o momento, além da possibilidade de trazer fatos novos à apuração.

     Os crimes investigados são fraude à licitação, formação de quadrilha, peculato e falsidade ideológica. Além da apuração no âmbito criminal, o Ministério Público Federal de Bento Gonçalves conduz inquérito civil para a apuração de eventual cometimento de atos de improbidade administrativa por parte dos empregados públicos envolvidos.

     A PF vai divulgar mais detalhes em entrevista coletiva às 10h30min.

 

 

MAIS NOTÍCIAS