Saúde

Campanha mobiliza doações de córneas em Garibaldi

17/08/2017
Portal Adesso - Foto: divulgação

 

     Por suceder o falecimento de um ente querido, a doação de órgãos é um tema delicado a ser abordado em um momento difícil. Visando à conscientização antes desse momento e que as famílias dialoguem, para expressar em vida seu desejo de doar, o LEO Clube e Lions Clube de Garibaldi, com o apoio da Prefeitura de Garibaldi, Hospital Beneficente São Pedro e Banco de Olhos do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, realizam a campanha de doação de córneas.

     Após cerca de um ano de mobilização pela sensibilização da comunidade, 10 doações já foram realizadas. A secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes, comemora o engajamento da comunidade. “Parabéns aos garibaldenses que estão entendendo a importância de doar e mudar a vida de quem recebe”, elogia. “Agradecemos, especialmente, os familiares dos doadores pelo belo gesto”.

     A coordenadora da comissão da campanha, Paula Scomazzon, explica que a doação de córneas gera muitas dúvidas. “Por ser nos olhos, as pessoas têm medo que o corpo do familiar fique deformado”, explica. A remoção deve ser feita até seis horas após o falecimento e a técnica cirúrgica não causa deformação no rosto. “A comunidade já está entendendo melhor como funciona e seguindo o exemplo de famílias que aceitaram doar”, acrescenta.

     Desde o ano passado, a doação de córneas pode ser feita no Hospital São Pedro. O procedimento é feito por uma equipe do Banco de Olhos do Hospital Pompéia, que destina os tecidos a quem precisa, conforme determinação da Central de Transplantes do Estado, em Porto Alegre. Há uma lista única de espera.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS