Trânsito

Carteira Nacional de Habilitação ganha versão eletrônica

30/08/2017
Portal Adesso - Foto: internet

     Serviço deve começar a ser oferecido até fevereiro de 2018.

     A nova Carteira Nacional de Habilitação – CNH, terá uma versão eletrônica, a CNH-e. Uma versão de demonstração já está disponível para smartphones Android, aonde é possível visualizar um modelo de CNH e ter uma ideia de como o sistema irá funcionar.

     Além do acesso ao documento, o aplicativo possibilitará fazer download e enviar a CNH como documento via e-mail ou whatsapp. De acordo com o governo, a CNH-e tem a mesma validade do que a impressa, que continuará sendo emitida. Outra facilidade que o aplicativo possibilitará, é a conferência da pontuação das infrações cometidas. O condutor também será avisado quando a CNH estiver próxima do vencimento.

     No momento, o estado de Goiás é o primeiro a receber cadastros para um projeto-piloto. A estimativa é de que, até o dia primeiro de fevereiro de 2018, os Detrans de todo o país, já utilizem o serviço.  Os condutores que precisam trocar sua CNH, terão a possibilidade de optar pela versão impressa ou eletrônica, sendo que as CNH-e terão um QR Code, que deverá ser exibido no aplicativo.

     Ainda não há previsão de custos, entretanto o aplicativo está disponível nas lojas oficiais da Apple e Google ainda neste ano, sendo que a emissão do documento eletrônico dependerá dos Detrans.

     Segundo a diretora de ensino do Centro de Formação de Condutores –CFC Avançado, de Carlos Barbosa, Simoni Wolff, ainda não há uma previsão para a implementação da CNH-e no Rio Grande do Sul. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS