Agricultura

Produtor de Garibaldi é premiado na Expointer

01/09/2017
Portal Adesso - Foto: Site Terra Tributa.og - Pedro Belo Garcia/Especial/Palácio Piratini
Anterior Próximo

     Jorge Mariani foi premiado pela qualidade de seu vinho e suco de uva orgânicos. Produtos receberam primeiro e terceiro lugar entre quinze concorrentes

     Produtores da agroindústria familiar que participaram da 40ª Expointer, receberam a premiação nesta quinta-feira (31), no Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Esta é a 6ª edição do concurso que visa a valorização da produção de pequenos produtores.

     Na categoria vinho tinto de mesa, o vencedor foi o vinho produzido por Jorge Mariani, produtor, enólogo e presidente da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi – Coopeg. Na mesma categoria outros dois produtores estavam concorrendo. Além do vinho, o suco de uva integral também foi premiado com o terceiro lugar, sendo que haviam 15 produtores concorrendo.

     Em entrevista ao PORTAL ADESSO, Mariani explicou que a principal diferença entre os produtos orgânicos é a não utilização de qualquer tipo de agrotóxico ou pesticida químico, priorizando um produto mais saudável sem prejudicar o meio ambiente.

     Além disso, a forma de produção também é diferente das grandes vinícolas, sendo que o suco orgânico não contém conservantes, açúcar ou água, apenas o suco da fruta.

     Questionado sobre a colocação conquistada, Jorge afirma que o capricho no preparo é fundamental. A última safra, que produziu uvas de ótima qualidade também influenciaram de forma determinante, além da utilização dos ingredientes certos.  

 

 

MAIS NOTÍCIAS