Eventos/Cultura

Mais de 1400 pessoas assistem Mário Sérgio Cortella em Garibaldi

05/09/2017
Portal Adesso - Fotos: Igor Guedes
Anterior Próximo

     Palestra promovida pela APEME fez público refletir sobre sua marca pessoal. Com o tema "Qual é a tua obra?", o doutor em educação de 63 anos, autor de 32 livros consagrados, mostrou porque é considerado um pop star intelectual. 

     O evento ocorreu no Ginásio da Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG), na noite desta segunda-feira (04). Cortella iniciou a palestra dizendo que coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de enfrentá-lo.

     Falou isso recordando de uma passagem em que sua filha, à época com 27 anos, precisava se impor perante uma autoridade. “Nessa idade é preciso ter paciência para não ter uma vida fútil e banal. Nós perdemos muito da paciência porque nos afastamos da agricultura. A agricultura é a arte da paciência”, disse para um público proveniente de Garibaldi e cidades vizinhas.

     Durante uma hora e 30 minutos, apresentou exemplos e pensamentos que roubaram gargalhadas e aplausos. “Quando fui secretário da Educação de São Paulo, eu aplicava uma prova final para escolher o assessor. Eu o levava para fazer polenta, porque a polenta exige que a pessoa seja paciente e persistente.”

     Na sequência, entrou propriamente no tema da palestra e lembrou que todos ali, reunidos, um dia morrerão, porém a humanidade vive como se isso nunca fosse acontecer. “Qual é tua obra? É preciso ter coragem para ser pai e mãe; coragem para ser um servidor público que não seja mediano; uma pessoa que não seja fútil, inútil e pequena.

     O que você está fazendo? Tem gente que passa a vida mais ou menos casado ou sendo um gestor público mais ou menos. Tem gente que percebe isso só no final da vida. E tem gente como vocês, que estão aqui para refletir.”

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS