Política

Ex-vereadoras visitam a Câmara de Bento Gonçalves

28/09/2017
Portal Adesso - Foto: Assessoria Câmara de Bento Gonçalves

     Encontro teve o objetivo de esclarecer detalhes sobre a cerimônia de descerramento da galeria criada em homenagem as mulheres que integraram a Câmara

     Na manhã desta quinta-feira (28), as ex-vereadoras eleitas na Câmara Municipal de Bento Gonçalves, foram recepcionadas pelo presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), na sede do Legislativo Municipal. O objetivo da reunião foi aproximar as participantes, bem como esclarecer detalhes sobre a cerimônia de descerramento da galeria das vereadoras, criada em homenagem as mulheres que integraram a Câmara.

     A Mesa Diretora da Casa criou a Galeria das Vereadoras por meio do Projeto de Resolução nº 20/2017. A proposição consiste em retratos fixados nas paredes do plenário Fernando Ferrari, de todas as mulheres que já ocuparam um assento na Casa ao longo de sua história. Esta iniciativa surgiu da necessidade de valorização da participação das mulheres no Poder Legislativo, a qual certamente representa um indicador do grau de amadurecimento da democracia e a conquista de direitos igualitários na política.

     Bento Gonçalves teve sua primeira vereadora em 1964, Mafalda Maria Michelon Neis, quando aos 27 anos, conquistou uma vaga no Poder Legislativo. Ela foi eleita pelo Partido da União Popular (PUP). Depois dela, Mercedes Cavalet se elegeu para a legislatura 1977/1983, sendo a primeira mulher a conseguir se reeleger em 1983/1988, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) que depois, na mesma época, passou a ser chamado de Partido Democrático Social (PDS).

     Além de Mafalda e Mercedes, Volida Dalla Coletta (PTB), Selma Schiedeck (PT), Angela Ozelame Bassotto (PMDB), Vitória Conceição Salton Liguori (PPB), Eneiva Teresinha Sassi Cristofoli (PP), Elisabeth Luci Toso Stefenon (PMDB), Marlen Lucilene Pelicioli Ballotin (PPS), Neilene Lunelli (PT) e Alzira Sanches Rossini (PT), ocuparam uma cadeira no legislativo bento-gonçalvense.

     A cerimônia para o descerramento da galeria das vereadoras, está marcada para o dia 11 de outubro a partir das 18h30. 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS