Geral

Saiba como foi a votação do Plebiscito nas cidades da região

10/10/2017
Portal Adesso - Foto: O Sul é o Meu País/Divulgação

     Objetivo é levar resultados das consultas populares a uma organização que poderá auxiliar na causa separatista

     No último sábado (7), houve a segunda edição do “plebisul”, uma consulta em caráter informal promovida pelo movimento O Sul é o Meu País, que tem por objetivo saber dos habitantes da região sul do Brasil se há a intenção de se separar do país e formar um bloco independente. Resultados da votação mostram que a maioria votante prefere a separação da República Federativa do Brasil. O Portal Adesso conversou com o coordenador do movimento, na cidade de Bento Gonçalves, Antonio Pivotto, que contou sobre a organização bem como a importância e validade dos plebiscitos realizados.

     Segundo Pivotto, os diretores resolveram nominar o plebiscito de plebisul, para não haver problemas junto à Justiça Eleitoral. Ainda conforme o diretor, o próximo passo é levar os resultados à Organização das Nações de Povos não Representados (UNPO), para que assim o movimento possa ter uma representatividade junto à Organização das Nações Unidas (ONU),  pelo apoio à separação dos três estados.

      Além disso, a organização continua recolhendo assinaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, até março do próximo ano, a fim de propor em suas respectivas Assembleias Legislativas para que ocorra um plebiscito juntamente com as próximas eleições gerais em 2018, desta vez em caráter obrigatório.

     Apesar de o movimento O Sul é o Meu País existir a 25 anos, o plebisul teve apenas a sua segunda edição. Contudo, Antonio Pivotto comenta a importância de toda sociedade se engajar no movimento, seja a favor ou contra. “O que nós queremos é que todas as pessoas votem, assim poderemos debater a questão amplamente, e com um número maior de indivíduos”, salienta.

     Outro fator que impede uma abrangência maior do movimento é a dificuldade de inserir urnas em municípios pequenos, onde há apenas um voluntário, ou como na maioria dos casos, não há ninguém que possa representar a organização. Mesmo assim, a expectativa era de levar mais de dois milhões de eleitores às urnas.

     Como foi a votação em Bento, Barbosa e Garibaldi

     Apesar de ter tido números expressivos, a votação nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi ficaram aquém do esperado, contudo, ainda ficou perto da estimativa inicial. Ao total, 3.812 pessoas votaram na Capital do Vinho, com vitória do sim em mais de 96% dos eleitores que compareceram às urnas, em números absolutos chega a 3.699 votos. Em Garibaldi, dos 1.323 eleitores esperados, apenas 281 compareceram a um dos três postos de coleta de votos. Na cidade de Carlos Barbosa o número foi semelhante ao do município vizinho, em ambas as cidades o percentual de aprovação pela separação foi acima dos 96%.

 

 

MAIS NOTÍCIAS