Educação

Hábito de leitura abrange 28% da população de Garibaldi

24/10/2017
Portal Adesso - Foto: Tamires Piccoli

     Além dos adultos, crianças representam grande público frequentador do local

     Cerca de dois em cada 10 moradores, são leitores frequentes, de acordo com dados da Biblioteca Pública Frei Miguel. Ao todo, 8130 pessoas estão cadastradas para utilizar os serviços da biblioteca.

     De acordo com Maria de Lourdes Matte Uliane, bibliotecária e responsável pelo local, o acervo da biblioteca contém cerca de 34.470 obras, ou seja livros, revistas e periódicos, além de 28.113 título, que seriam os exemplares repetidos. Em média, são realizados de 500 a 600 empréstimos semanais.

     Para atrair o público e manter a biblioteca atualizada, é feita uma compra mensal de cerca de 20 novas obras, sendo realizada pela arrecadação das multas. São escolhidas as obras mais buscadas pelos leitores. Além disso, duas licitações anuais, são feitas junto à prefeitura, para adquirir novos exemplares.

     No último mês (setembro), foram emprestadas 2500 obras. As férias são um momento aonde a procura é maior, visto que é o período onde as pessoas podem se dedicar à leitura.

     Clube da Leitura

     Desde 2014, a biblioteca vem trabalhando com ações que visem estimular a leitura no município. O Clube da Leitura, se reúne todas as quartas-feiras de todos os meses, às 19 horas.

     O grupo que é formado por 20 pessoas, sempre trabalha uma obra, que foi lida pelos membros, criando debates e rodas de conversa. O evento é aberto à comunidade, sendo que os requisitos básicos, são ter disponibilidade para comparecer aos encontros, e claro, ler a obra escolhida.

     Cadastro na Biblioteca

     É necessário apresentar um comprovante de residência em nome próprio – é válido contrato de aluguel ou comprovante atestado pelo cartório, e a identidade.

     Cada usuário pode retirar 5 exemplares: 5 livros, 5 revistas, 5 gibis, etc, por duas semanas.

O catálogo das obras podem ser consultado em: bfm.phlnet.com.br

 

 

MAIS NOTÍCIAS