Geral

Sapateiro, um ofício que resiste bravamente ao tempo

25/10/2017
Portal Adesso - Foto: Brendon Grassiani
Anterior Próximo

     Profissão quase em extinção, mas que ainda tem demandas da sociedade, o sapateiro ainda sobrevive em Garibaldi

     Luiz Carlos Zeni, de 56 anos, natural do município de Carlos Barbosa, trabalha na Sapataria J. Z. Restauradora de Calçados em Garibaldi, e já exerce o cargo há 31 anos. Anteriormente ele havia começado sua trajetória em uma fábrica de calçados na mecânica e na produção, e desde então se apaixonou pela profissão que exerce até hoje.

     Quando criança, buscava os calçados de sua irmã em um sapateiro da sua antiga cidade, e nesse meio tempo, ele admirava o profissional na qual estava prestes a se tornar. Seu maior sonho é ter a sua própria fábrica de calçados, na qual batalha até hoje para realizar.

     Segundo Luiz, sua maior dificuldade foi trabalhar sem capital de giro, porém isso não afetou a sua paixão pelo cargo. “A profissão de sapateiro requer muita dedicação e somente pessoas que a admiram conseguem exercê-la’’, afirmou Zeni.

     As pessoas procuram cada vez mais o serviço de sapateiro, e Zeni nunca teve dificuldades na falta do que fazer. “A responsabilidade de manter a qualidade ao longo dos anos é muito grande, sempre busco me atualizar nas mudanças de calçados”, comentou.

     Uma curiosidade do sapateiro Zeni fica por conta do seu sonho de criança, que era o de exercer a profissão de diplomata, pois gostava de ler sobre o assunto.

 

 

MAIS NOTÍCIAS