Geral

Receita bento-gonçalvense conquista o primeiro lugar em concurso nacional

27/10/2017
Portal Adesso - Foto: Divulgação/SMED
Anterior Próximo

     Polenteca é a melhor receita da Região Sul, em resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, em Brasília

     Na manhã desta quinta-feira (26), a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu a notícia da conquista do Primeiro Lugar no 2º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. Um concurso promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os vencedores foram anunciados no auditório do SEBRAE, em Brasília.

     O objetivo do concurso era valorizar o papel das merendeiras e merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Dessa forma, esses profissionais colocaram sua criatividade e capacidade à prova.

     Representando a Capital do Vinho, a merendeira da Escola Municipal de Educação Infantil Feliz da Vida, Daniela Fernanda Felizardo, criou a Polenteca..

     Conforme Daniela, a inspiração para criar a receita veio da imigração italiana e também das peculiaridades da culinária regional. "Por ser conhecida como a terra da colonização italiana, veio a ideia da farinha de milho no lugar da farinha de trigo. E pensando na agricultura familiar, me deu um insight sobre os talos de beterraba e introduzir esse ingrediente no recheio junto com o guisado de carne. O objetivo foi pensado em aproveitar os ingredientes por inteiro para não haver o descarte dos mesmos", explica Daniela.

     O corpo de jurados foi composto pelo Chefe de cozinha do restaurante Bloco C, um dos mais antigos de Brasília, Marcelo Petrarca; pela representante do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU, Mariana Rocha; pela representante do Conselho Regional de Nutrição em Brasília, Lorena Medeiros; pela presidente do Conselho de Alimentação Escolar do estado de Roraima, Alda Oliveira, e pela estudante do sexto ano da CEF 104 Norte, em Brasília, Sofia Marinho.

     A receita criada por Daniela Felizardo pode ser conferida no link: https://goo.gl/iDK3Uk

MAIS NOTÍCIAS