Saúde

Garibaldi tem aumento na procura por exames que detectam câncer

30/10/2017
Portal Adesso - Foto: Marlon Lima

     Município dispõe de vários tipos de procedimentos que permitem aos cidadãos se prevenirem contra a doença

     Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oncologia, aponta que quase metade dos brasileiros têm muito medo de ter câncer. Contudo, 24% da população não faz exame preventivo. Em Garibalidi, no entanto, os números da Secretaria de Saúde mostram que a situação é diferente. Mais pessoas procuraram por exames preventivos entre janeiro e setembro de 2017.

     A pesquisa revela, ainda, os principais motivos que afastam a população dos exames preventivos, são eles: não ter plano de saúde, falta de tempo, receio de descobrir a doença. Outro dado importante é que os homens se cuidam menos que as mulheres.

     Conforme dados levantados junto à Secretaria de Saúde, de janeiro a setembro deste ano, houve 75 solicitações de exames para detecção de algum tipo de câncer. No mesmo período de 2016 a procura foi de 74 solicitações. De acordo com a secretária de saúde, Simone de Moraes, em Garibaldi, o Sistema Único de Saúde oferece procedimentos de mamografia, ecografia, cipatológico de colo de útero, Antígeno Prostático Específico (PSA), além de tomografias.

     Conforme as normas do SUS, o paciente deverá ir até uma das unidades de saúde de Garibaldi e realizar uma consulta com o médico. O profissional fará a requisição do exame específico para cada caso.

 

 

MAIS NOTÍCIAS