Política

“Jamais vou fazer festa do Kiwi em Garibaldi”, diz Cettolin

02/11/2017
Portal Adesso - Foto: Arquivo/Portal Adesso

     Declaração é uma resposta a prefeitura de Farroupilha que está querendo disputar título nacional de capital do espumante.

     Foi em Garibaldi, no ano de 1913, que a família Peterlongo produziu o primeiro champagne brasileiro. Aliás, a vinícola é a única empresa no país que pode utilizar o termo champagne em seus produtos, as outras, utilizam espumante.

     Na época, para produzir os espumantes, a família cultivava as variedades Malvasia, Moscatel, Vernaccia, Rabosa e Formosa. Devido ao pioneirismo da empresa de Garibaldi, o município conquistou o título de Capital Nacional do Champanha. Hoje, a cidade é a maior produtora da bebida no modo artesanal, porém, não em grande volume, em escala industrial, nem por isso, o título conquistado e a história devem ser apagadas.

     Querendo acabar com a Festa do Kiwi, a Admistração Municipal de Farroupilha viu no espumante moscatel a possibilidade de mudar a identidade do município, que é conhecido pelo cultivo da fruta. Com grande produção de uvas da variedade moscatel, a cidade busca registrar a marca “Capital Nacional do Moscatel”. Porém, moscatel, nada mais é, que uma variedade do espumante, e buscando este título, Farroupilha interfere diretamente no título de Garibaldi, conquistado por pioneirismo e direito.

     Nesta semana, o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin (PMDB), em entrevista à Rádio Spaço FM, mandou um recado ao gestores de Farroupilha: “Garibaldi é a Terra Nacional do Espumante. A história do espumante no Brasil teve início em Garibaldi e segundo os enólogos, Brut, Moscatel ou Demi-Séc, é tudo espumante ", afirmou Cettolin.

     O prefeito também disse, lhe causar estranheza ver Farroupilha querer registrar esta marca e que respeita as festas dos municípios vizinhos. “Jamais realizaria em Garibaldi a Festa do Kiwi. Farroupilha já tem sua Festa do Moscatel e não tem problema, mas buscar um título?”, ressaltou.

     Ele ainda citou Carlos Barbosa que é conhecida como a Terra do Queijo e realiza sua festa, Bento Gonçalves que possui o título de Capital do Vinho e também faz sua festa. “Quando a gente se empolga por algo, precisamos ter muito cuidado”, afirmou.

     Cettolin ainda deu como exemplo dados da população de Garibaldi. “Estatísticas mostram que a população de Garibaldi vive mais até do que a população de Veranópolis, mas o título de Terra da Longevidade é de Veranópolis e nunca vamos interferir nisso”, destacou. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS