Política

Bento Gonçalves se despediu do ex-prefeito Darcy Pozza

09/11/2017
Rádio Difusora 890
Anterior Próximo

     O corpo do ex-prefeito Darcy Pozza chegou no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves quando passava das 9h desta quinta-feira (09). Visivelmente emocionado, o atual prefeito Guilherme Pasin (afilhado político de Pozza) e o vice Aido Bertuol, receberam sob aplausos o corpo iniciando o velório do ex-deputado federal e ex-prefeito.

     Com 79 anos, Pozza não resistiu a problemas de saúde e faleceu na noite passada no Hospital Tacchini. Sob o caixão, bandeiras de Bento Gonçalves e do Clube Esportivo.

     Familiares, amigos e a população, além de autoridades, prestam as últimas homenagens.

     “O Darcy no período que esteve na política sempre foi um homem ligado ao povo. Fazia as suas obras sempre em benefício as necessidades de quem precisava. Ele ficava mais contente quando conseguia fazer algo para o povo, do que o próprio beneficiado. Quero agradecer a todo o povo, que quando o Darcy fazia seus pedidos, sempre foi bem atendido. Foi uma pessoa muito inteligente e sabendo fazer, gostava de fazer aquilo que aparecia pela frente”, comentou Sérgio Pozza, um dos irmãos do ex-prefeito.

     Foi realizado um pedido que as pessoas levassem objetos que lembrassem Darcy Pozza e foi atendida. Muitas pessoas levaram camisetas, chaveiros, bonés, fotos entre outros.

     O prefeito Guilherme Pasin, que decretou luto oficial de sete dias, agradeceu o que Pozza fez pelo município. “O sentimento é de tristeza, mas de homenagens e agradecimentos a esta terra que tanto fez por ele e ele tanto defendeu e trabalhou. O município se sente de luto, mas vai utilizar este momento para dar razão a todos os feitos que teremos daqui para frente. Iremos honrar este legado que Pozza deixa para o município”, disse.

     O governador José Ivo Sartori publicou uma mensagem em sua conta do Twitter lamentando a perda.


Trajetória de um líder

     O líder político sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2012 e não resistiu a outras complicações inerentes a seu estado de saúde, que vinham ocorrendo nos últimos meses. Pozza foi prefeito pela primeira vez em 1973, sendo que ainda comandou o município nos anos de 1996-2000 e 2000-2004. Além disso, atuou como deputado em Brasília de 1979 a 1991.

     Darcy Pozza nasceu em 9 de julho de 1938, em Bento Gonçalves. Filho de Emílio Pozza e de Veneranda Zoldan Pozza (ambos falecidos), graduou-se em Economia pela Universidade de Caxias do Sul em 1963.

     A carreira política começou a tomar forma em 1968, quando foi eleito vereador pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Em novembro de 1972 elegeu-se prefeito de Bento Gonçalves pela primeira vez.

     Em novembro de 1978, Pozza foi eleito deputado federal, participando dos trabalhos legislativos como titular da Comissão de Transportes e como suplente das comissões de Economia, Indústria e Comércio e de Agricultura e Política Rural. Foi ainda membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a reforma do ensino.

      Reeleito em novembro de 1982, deu prosseguimento aos trabalhos realizados desde a legislatura anterior na Comissão de Economia, Indústria e Comércio.

     Em novembro de 1986 elegeu-se deputado federal constituinte. Ao longo dos trabalhos atuou como relator da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher, como suplente da Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica da Comissão da Ordem Econômica, e como titular da Comissão de Sistematização.

     Nas principais votações da Constituinte, pronunciou-se favoravelmente à pluralidade sindical, ao presidencialismo, ao mandato de cinco anos e à anistia aos micro e pequenos empresários. Em abril de 1993, Pozza ingressou no Partido Progressista Reformador (PPR), resultado da fusão entre o Partido Democrático Social (PDS) e o Partido Democrata Cristão (PDC), e em agosto de 1995, com a união do PPR ao Partido Progressista (PP), filiou-se ao Partido Progressista Brasileiro (PPB).

     Em 1996, foi eleito novamente prefeito de Bento Gonçalves, e reeleito no ano 2000. Tendo como marca o suéter amarelo, e lemas como “O Futuro se faz fazendo”, Pozza será sempre lembrado pelo sorriso fácil, o carisma, sua forma de administrar e o carinho pela cidade e seus moradores.

     Ele foi responsável por diversas obras como a construção do Ginásio Municipal de Esportes, o Estádio da Montanha, a criação da Banda Marcial Municipal, unidades de saúde, escolas, Viaduto da Fé e iniciou a pavimentação basáltica e asfáltica de importantes vias.

     Darcy Pozza foi também secretário do Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves e presidente do Clube Esportivo. Casou-se com Liette Tesser Pozza (in memorian), com quem teve duas filhas: Giovana e Juliana.

     Ele tinha seis irmãos: Sérgio Pozza, Ivo Diogo Pozza, Gercy Pozza, Gilberto Pozza, Silene Pozza (que reside em Maceió) e Janete Pozza (reside em Curitiba).

 

 

MAIS NOTÍCIAS