Geral

Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial morre em Bento Gonçalves

21/11/2017
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Francisco Pértile integrou a Força Expedicionária Brasileira, aos 22 anos de idade

     Por volta das 4h, desta terça-feira (21), faleceu no Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, o ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Francisco Pértile com 96 anos de idade.

     O Prefeito Guilherme Pasin decretou três dias de luto oficial. "É um pedaço da nossa história que se apaga. Perdemos nesse dia um herói. Pértile era um exemplo de sabedoria, superação, ética e coragem. Ficam na memória suas histórias sobre as batalhas, das vezes que o capacete salvou sua vida, do seu orgulho de servir a pátria. O que era som de tiros e explosões será substituído, hoje, pelo toque do silêncio soado pelo exército. A última homenagem ao nosso pracinha", disse.

     História

     Francisco Pértile nasceu em 4 de dezembro de 1920, em Bento Gonçalves. Aos 22 anos foi chamado para combater na Segunda Guerra Mundial, na Itália, onde atuou durante nove meses como atirador do 11º Regimento de Infantaria. Pértile atuou inclusive nas batalhas de Monte Castelo, uma das principais conquistas da Força Expedicionária Brasileira. Em 2016, o Pracinha foi o homenageado da Semana da Pátria.

     O velório ocorre na Capela Mortuária de São Valentim e o sepultamento será às 18h, no local.

 

 

MAIS NOTÍCIAS