Agricultura

Embalagens de agrotóxicos serão recolhidas em Carlos Barbosa

19/12/2017
Portal Adesso - Foto: Thais Formentini

     Município fará o recolhimento dos resíduos, com o intuito de destinar corretamente o lixo

     Desde 2000 é instituído como Lei Federal nº 9.974, que obriga o recolhimento das embalagens de agrotóxicos no país. Anteriormente os produtores rurais estocavam os restos, e não sabiam destinar corretamente os resíduos. Com isso, eles abriam valas para enterrar os plásticos, ou mesmo queimá-los. Gerando, assim uma grande poluição do meio ambiente

     No município de Carlos Barbosa, entre os dias 08 e 16 de janeiro de 2018, uma equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente  passará em todas as comunidades do interior do município efetuando o recolhimento das embalagens de agrotóxico.

     O objetivo é reduzir o risco de contaminação das pessoas e do meio ambiente com agrotóxicos, além de colaborar com o processo de conscientização e divulgação do correto manejo das embalagens. Segundo a pasta, quem não devolver as embalagens de forma adequada poderá ser multado e enquadrado na Lei de Crimes Ambientais.

     Para realizar a tríplice lavagem, o agricultor precisa esvaziar completamente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador e após adicionar água limpa até 1/4 do volume da embalagem. Na sequência, tampá-la bem e agitá-la por 30 segundos. Por fim, despejar a água de lavagem no tanque do pulverizador. É necessário repetir a operação três vezes, e após inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.

     A programação de recolhimento pode ser conferido no site da Prefeitura de Carlos Barbosa.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS