Geral

Saiba como descartar corretamente seu lixo

20/12/2017
Portal Adesso - Foto: Tamires Piccoli

     Resíduos como vidro, lâmpadas e agulhas precisam de um cuidado especial na hora da separação

     O descarte incorreto de lixo continua sendo um problema em Carlos Barbosa e Garibaldi. De acordo com a empresa responsável pela coleta dos resíduos de ambas as cidades, casos com vidros e agulhas soltos em meio as sacolas têm sido frequentes.

     Apesar dos garis utilizarem luvas, os objetos por serem cortantes e pontiagudos acabam machucando os mesmos, podendo contaminá-los com doenças.

     As recomendações para o descarte são: para vidros, os mesmos devem ser colocados dentro de uma caixa de papelão ou enrolados em jornal; já as seringas utilizadas em casa devem ser levadas até os postos de saúde do município, onde há o descarte junto ao lixo hospitalar. O mesmo vale para curativos.

     Além disso, a empresa frisa que a separação do lixo seco e orgânico muitas vezes não é feita. Com isso, muitos objetos plásticos, são encaminhados para o aterro junto ao lixo orgânico o que contribuiu para a poluição do solo.

     Pilhas e lâmpadas também não devem ser descartadas junto ao lixo seco. Ambas devem ser devolvidas no local da compra ou, no caso das pilhas, em postos de coletas do município.

     O óleo de cozinha deve ser armazenado dentro de uma garrafa pet, porém a garrafa não pode ser enchida até a tampa. O descarte deve ser feito junto ao lixo seco, que será encaminhado para uma empresa licenciada, onde será reciclado. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS