Geral

Indígenas se alojam em praça na área central de Garibaldi

22/12/2017
Portal Adesso - Foto: Marlon Lima
Anterior Próximo

     Indivíduos desembarcaram na cidade para poder vender seus artesanatos

     Aproveitando o recesso de seus filhos, o grupo de indígenas vem a Garibaldi em busca de dinheiro, por meio da venda de seus produtos feitos artesanalmente. Oriundos de suas aldeias, como eles não dispõem de um alojamento aqui na cidade, acabam se instalando em locais indevidos. Contudo, não há como proibi-los de se abrigar em lugares públicos.

     O PORTAL ADESSO entrou em contato com a Secretaria Habitação, Trabalho e Assistência Social para saber quais implicações os indivíduos tem em acampar em um espaço público. Segundo a assistente Social, Adriana Cercato, já é de praxe os indígenas virem para a cidade nesta época do ano. Entretanto, o Poder Público não podem impedi-los de ocupar o espaço público. "A secretaria realiza um trabalho de contato e sensibilização, explicando que não é o lugar adequado para que se instalem. Porém, não se pode retirá-los de lá", afirma.

     Um problema habitual são os pais mandarem as crianças para venderem seus produtos no semáforo, ou mesmo pedir esmolas. Quanto a isso, Adriana explica que o Conselho Tutelar avisa aos mesmos para que não deixem seus filhos à deriva.

     A secretária afirma que muitos dos indivíduos que estão em Garibaldi não têm uma boa relação com os índios da reserva indígena de Farroupilha, fazendo com que acabem vindo buscar refúgio na cidade.

     A secretária também reforça que os índios não precisam de doações, pois eles possuem todos os mantimentos necessários.

 

 

MAIS NOTÍCIAS