No Vale dos Vinhedos Testamos o Renault Fluence
Em nosso primeiro teste, a equipe do Portal Adesso Carros e Motos, comandada por Rodrigo e Sandro Brandelli, os "Brandelli Brothers", andou com o FLUENCE Dynamique 2.0 (o mesmo veículo que é oferecido aos clientes para test drive na concessionparia), e rodamos em trânsito urbano e depois em estrada, mesclando vias sinuosas e morros, para podermos avaliar o comportamento do carro , nessas situações.
O carro tem 6 air bags, faróis de xênon com lavador, sensores dianteiros e traseiros de aproximação, controle de estabilidade , controle de tração, freios ABS nas 4 rodas, auxílio de frenagem de emergência, distribuição eletrônica de frenagem, ar condicionado digital dual zone (na dianteira e banco traseiro), chave cartão hands free, GPS integrado no painel, regulador e limitador de velocidade, entrada auxiliar e usb para o som, teto solar elétrico, bancos e volante revestidos em couro e rodas 17”.
Com o veículo em movimento começam a surgir as principais virtudes do modelo. A primeira delas é uma direção elétrica com equilíbrio perfeito entre a leveza nas baixas velocidades e o peso certo quando um maior desempenho é exigido.
Além disso, é fácil encontrar a melhor posição para dirigir graças às regulagens de altura e de profundidade do volante e de um banco confortável, convidativo para longos trechos. A tela de GPS na parte superior do painel tem um tamanho adequado à boa visualização e as funções do computador de bordo podem ser alteradas com um simples toque na ponta da alavanca direita da coluna de direção.
O ar condicionado funciona muito bem e permite regulagens individuais para os passageiros da frente e banco traseiro. O Fluence responde bem em todas as situações e se destaca por um funcionamento suave e silencioso.
O câmbio CVT é um destaque do carro. Para o trânsito urbano é um grande diferencial. Não se sentem trancos e a suavidade é impressionante. Falta um pouco de emoção, é verdade, mas este é o preço do conforto. Como mais um diferencial há a possibilidade de trocas sequenciais simulando seis marchas virtuais.
A estabilidade do carro impressionou graças ao bom acerto de chassi e ao uso do controle de estabilidade. Surpreende também o fato de que o modelo, mesmo equipado com pneus de perfil baixo e rodas de liga leve aro 17, tem conforto de rodagem exemplar.
Dados Técnicos do Renault Fluence:
PREÇO SUGERIDO R$ 61.990,00 - Site da Renault
COMBUSTÍVEL Hi-Flex (Etanol/Gasolina)
Potência máxima (cv@rp140 (gasolina)/143 (etanol) @6.000
Torque (kgfm@rp19,9 (gasolina)/20,3 (etanol) @3.750
TRANSMISSÃO
Tipo de tração
Dianteira
CAIXA DE CÂMBIO
Tipo de caixa de câmbio Manual
Número de relações para a frente 6 marchas
CAPACIDADE
Tanque de Combustível (L) 60 litros
DIMENSÕES
Distância entre-eixos 2.700 mm
Altura exterior 1.470 mm
Comprimento exterior 4.620 mm
Largura exterior - excluindo os retrovisores 1.810 mm
PNEUS
Pneus: referência 205/60 R16
PESO (KG)
Carga útil 416 kg
Peso em ordem de marcha (kg) 1.369 kg
Peso Bruto Total (PBT) N/I
VOLUME
Volume do porta-malas 530 litros