Geral

Aos 92 anos, morre o empresário Ivo Tramontina

23/12/2017
Portal Adesso - Foto: Tiago Ourique/ divulgação

     Empresário estava internado no hospital São Roque de Carlos Barbosa. Velório será realizado no Salão Paroquial ao lado da Igreja Matriz da cidade. Pai do presidente do Grupo Tramontina, Clóvis Tramontina, Ivo foi o responsável pela grande ascensão da empresa em 1949.

     Faleceu no início da tarde deste sábado (23), no hospital São Roque de Carlos Barbosa o empresário Ivo Tramontina. Tramontina enfrentava problemas de saúde há vários meses, devido a idade avançada.

     Ícone do empreendedorismo na Serra Gaúcha, Seu Ivo, era conhecido pela simplicidade e carinho que tratava todos, sem fazer nenhuma distinção. Por muitas vezes, era visto caminhando pelas fabricas conversando com colaboradores e cumprimentando um a um.

     A mega empresa que hoje atua em 120 países foi fundada pelo seu pai Valentin Tramontina, que fabricava canivetes em sua ferraria. Em 1949, ano considerado um marco para o Grupo, Ivo Tramontina, juntamente com Ruy Scomazzon, inauguraram uma nova etapa na fábrica, iniciando a grande transformação e crescimento da Tramontina. Ivo era filho do fundador da Tramontina, Valentin Tramontina e Elisa de Cecco Tramontina. Ele tinha dois irmãos, Henrique e Nilo.

     Com o falecimento de seu pai Valentin, Ivo e sua mãe Elisa, e o amigo Ruy Scomazzon deram início ao império que se transformou a empresa. Seu Ivo casou-se com Laura Giacomoni Tramontina e teve cinco filhos, Raquel, Rejane, Renato, Carlos e Clóvis.

     Tramontina deixou o comando do conselho da empresa em 1992, passando o cargo para o filho, Clóvis Tramontina.

      A convivência fraterna e harmoniosa entre Ivo Tramontina e Ruy José Scomazzon que após anos de trabalho delegaram o comando da empresa para os filhos, foi o que fez a Tramontina atingir os patamares que hoje está.

     Em Garibaldi e Carlos Barbosa, cidades em que ele mais frequentava, Seu Ivo será sempre lembrado pelo trabalho árduo, coragem e espirito empreendedor. Em 2015, ao lado de seus filhos e netos, Seu Ivo comemorou os 90 anos de idade. 

     O velório vai ocorrer no Salão Paroquial de Carlos Barbosa a partir desta tarde e o sepultamento está marcado para ocorrer neste domingo às 15 horas, no Cemitério da cidade. O Prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, decretou luto oficial de três dias no município.

 

 

 

Grupo Tramontina divulgou nota pelo falecimento de seu fundador:

 

Com pesar, o Grupo Tramontina, em nome de seus acionistas, diretores e funcionários, comunica o falecimento de seu Conselheiro, Sr. Ivo Tramontina, ocorrido no início da tarde deste sábado, 23 de dezembro.

 

Aos 92 anos, Ivo deixa os filhos: Clovis, Rejane, Carlos, Raquel e Renato, o genro Paludo, as noras Eunice e Cristiane, os netos Elisa, Marcos, Ricardo, Bruna, Gustavo, Daniela e Luiza e os bisnetos Rafaela e Lucas. 

 

As últimas homenagens serão prestadas a partir das 18 horas deste sábado, no Salão Paroquial de Carlos Barbosa. A missa será neste domingo, 24/12, às 15 horas, com posterior sepultamento no Cemitério Público Municipal de Carlos Barbosa.

 

Ivo Tramontina estará sempre presente nas melhores lembranças de nossa empresa e daqueles que tiveram a felicidade de seu convívio.

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS