Esportes

Ciclismo, um esporte que cresce e conquista adeptos

03/01/2018
Portal Adesso - Foto: Divulgação Agaci

     Região serrana possui locais propícios para o esporte, conforme o presidente da Agaci

     O ciclismo vem se destacando em Garibaldi, como um dos esportes que mais crescem. O 1º Giro da Champanha, realizado paralelo à Fenachamp, no final de 2016, reuniu 60 ciclistas da cidade, o que demonstra o engajamento do público.

     De acordo com o presidente da Associação Garibaldense de Ciclismo – Agaci, Gabriel Giordani, o esporte vem crescendo anualmente.  “Há 12 anos, éramos em poucas pessoas, umas quatro ou cinco. Hoje, acredito que sejam mais de 60 ciclistas na cidade, com participantes de competições, turistas ou até mesmo aquela pessoa que utiliza a bicicleta como meio de transporte”, afirma.

     Segundo Giordani, o fato do ciclismo ser um esporte que proporciona liberdade é um dos grandes atrativos, pois o ciclista pode passear enquanto pedala. Além disso, o pedal não é um esporte de contato, o que não gera lesões para o seu praticante.

     Após o sucesso do Giro da Champanha, o presidente da entidade afirma que novos projetos estão sendo planejados para este ano em conjunto com a prefeitura, como a criação de uma rota turística em Garibaldi, que passará pelo interior da cidade. “A nossa região é muito propícia para o ciclismo. O interior tem uma geografia ótima, com subidas não muito acentuadas, além da paisagem belíssima dos vinhedos”, comenta.

     Apesar de ser um esporte em pleno crescimento, Giordani afirma que região é muito carente de parques e espaços seguros para o pedal. Uma ideia que vem sendo estudada, seria a criação de uma ciclo faixa que unisse a ciclovia de Carlos Barbosa com Garibaldi, sendo uma opção segura e diferenciada.

 

 

MAIS NOTÍCIAS