Agricultura

EMATER avalia a produção de frutas na região da Serra

08/01/2018
Portal Adesso - Foto: Internet

     Principal cultura da Serra, a videira, terá uma produção dentro da média, ou seja, de 720 mil toneladas Um balanço da produção de frutas da safra 2017/2018 na Serra gaúcha, realizado pelo Escritório Regional da Emater RS-Ascar de Caxias do Sul, indica que a principal cultura da região, a videira, terá uma produção dentro da média, ou seja, de 720 mil toneladas, englobando toda a fruta (para industrialização e consumo in natura).

     Até o momento, com as atuais condições climáticas, a fruta colhida apresenta ótima qualidade. No entanto, espécies como macieira, pessegueiro, ameixeira, caquizeiro, laranjeira e bergamoteira devem apresentar produtividade abaixo da média.

     A avaliação envolve a produção de 55 municípios, principalmente da região de Caxias do Sul, mas também alguns das regiões de Passo Fundo e Lajeado. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater RS, Enio Ângelo Todeschini, a maturação e a colheita das espécies estão antecipadas, em média, em 20 dias, devido às condições climáticas.

     “Ao contrário de 2016, que teve um dos melhores invernos da história para a fruticultura de clima temperado (530 horas), 2017 registrou apenas 188 horas de frio abaixo de 7,2ºC em Bento Gonçalves, segundo dados da Embrapa Uva e Vinho, bem abaixo da média histórica (410h). Essa condição, somada à baixa precipitação e a temperaturas altas no mês de setembro, contribuiu para a aceleração do ciclo (brotação e florescimento) da maioria das espécies, tendo considerável percentagem de gemas vegetativas e floríferas cegas (inativas) ou de baixo vigor.

     Apesar de uma safra 20% menor em relação à de 2016/2017 na totalidade das espécies, Todeschini ressaltou que, a cada ano, o manejo dos pomares vem sendo aperfeiçoado, ocasionando aumento de produtividade ou, no caso desta safra, redução de perdas.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS