Agricultura

Produtores de Bento e Garibaldi recebem certificação para venda de vinho artesanal

29/01/2018
Portal Adesso - Foto: Ibravin/divulgação

     A abertura oficial da colheita da uva no estado do Rio Grande do Sul – Safra 2018, realizada neste sábado (27), em Nova Pádua, contou com a apresentação dos primeiros produtores familiares enquadrados na Lei 12.959/2014, que permite a venda do vinho artesanal sem a necessidade de abrir uma empresa.

     Os produtores Aldo Lazzari, de Garibaldi e Auri Flâmia, de Bento Gonçalves, receberam os seus números de registro, estando legalmente adequados para a comercialização do vinho artresanal, em feiras, cooperativas ou em sua propriedade, utilizando o talão de produtor para a emissão de notas fiscais.

     Além disso, foi lançada uma cartilha explicativa elaborada para auxiliar os produtores no processo de normalização. O material, pode ser obtido de forma gratuita nos Sindicatos Rurais, Ematers ou no site da Ibravin.

     Para os vitivinicultores que desejam se enquadrar na Lei do Vinho Colonial, é necessário seguir algumas regras como estar enquadrado como agricultor familiar, tendo a comprovação por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf, estar incluído no Programa Estadual de Agricultura Familiar – Peaf e, produzir até 20 mil litros por ano, com uvas próprias. 

    O estado do Rio Grande do Sul, concentra a maior parte dos produtores de vinho colonial porém, segundo projeções, cerca de 4 mil famílias produzem e vendem vinho sem registro. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS