Geral

Duas semanas para o desligamento do sinal analógico de TV

28/02/2018
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Em Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e região, repetidoras serão desligadas e na maioria das cidades, apenas um canal digital irá funcionar. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital até o dia 14 de março ficará sem ver TV aberta.

     O desligamento era para ter sido executado ainda em fevereiro, mas o governo resolveu ampliar o prazo e o desligamento será feito no próximo dia 14 de março. O corte no sinal ocorre em Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e mais 103 municípios da região.

     Para continuar assistindo à programação, todas as residências precisam estar como aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação.

     As famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 490 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

Sobre a Seja Digital


     A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

     Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

 

 

MAIS NOTÍCIAS