Geral

Santuário de Caravaggio inaugura espaço Santo Sepulcro e Livrai-nos do Mal

28/03/2018
Portal Adesso - Foto: Bernadete C Gazzi / Site Santuário de Caravaggio
Anterior Próximo

     Foram abertas oficialmente nesta segunda-feira (26), as duas salas da sacristia do antigo Santuário de Caravaggio. Ambas foram reformadas nos últimos meses e ganharam novos significados. O espaço ao lado esquerdo da capela vai ganhar o nome de Espaço Livrai-nos do Mal, e à da direita, Santo Sepulcro.

     Para marcar a abertura dos ambientes, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinnoni, realizou uma pequena benção especial, após a missa das 17h.

 

Espaço Livrai-nos do Mal

     Um dos ambientes que por muitos anos abrigou pertences de peregrinos que alcançaram suas graças, na sacristia do antigo Santuário de Caravaggio, agora está com novo visual, e sobretudo, nova proposta. A partir de segunda-feira, 26, a sala que foi intitulada de Espaço Livrai-nos do Mal, localizada ao lado esquerdo da capela, será aberta ao público com o objetivo de demonstrar aos fiéis, através de diversos elementos fortemente representativos, a prevalência da força do bem sobre o mal.

     A ideia de transformar e dar novo significado ao espaço surgiu a partir da forte curiosidade popular sobre o caso de exorcismo ocorrido em meados da década de 40, na antiga capela, e que teria causado o rompimento dos vidros da janela desta sala. A especulação pelos detalhes deste caso serviu como mote para readequar o espaço. O intuito é ir muito além de refletir e desmistificar o ato de exorcismo ou mesmo abordar esta história em especial, mas sim usar o ambiente, que agora conta com diversos símbolos religiosos, para mostrar às pessoas que Deus e o bem sempre prevalecerão sobre o mal e sobre o diabo. A vitória de Jesus sobre o diabo foi alcançada, de uma vez por todas, na hora em que se entregou livremente à morte na cruz para nos dar a vida.

     No local, de cerca de 16m², cada componente escolhido não só traz consigo uma mensagem, mas relaciona-se com os demais, como um ciclo. Há crucifixos, a imagem do Sagrado Coração de Jesus, um quadro de Nossa Senhora, um confessionário, além de uma estola sacerdotal, aspersório de água-benta e o Ritual de exorcismos. 

Santo Sepulcro

     Outro ambiente que vai provocar diversos sentimentos nos devotos é a sala Santo Sepulcro, cujo objetivo é representar o local onde Jesus Cristo foi sepultado e onde ressuscitou três dias após sua morte. Neste ambiente, localizado ao lado direito da capela, e também com cerca de 16m², as paredes perderam seu reboco e ficaram com pedras à vista, justamente para assemelhar-se ao tumulo santo, em meio a uma escavação rochosa.

     Além disso, e não menos importante, o intuito de deixar visíveis as paredes da sala da sacristia da capela, da forma como foram construídas em meados de 1890, é evidenciar e destacar o trabalho árduo dos imigrantes que se estabeleceram na região de Caravaggio, e que mesmo em meio a tantas dificuldades de sobrevivência, foram os responsáveis, com a união de esforços, por erguer um lindo e valoroso espaço de fé e devoção.

     Quem visitar o local vai deparar-se imediatamente com a imagem de Jesus morto, deitado no centro da sala, com Nossa Senhora das Dores ao seu lado, representando o lamento por sua partida. Além disso, 14 lamparinas incandescentes com efeito piscante e presas a uma grande cruz representarão as estações da via sacra, desde a primeira, onde Pilatos condena Jesus à morte, até a última, com o sepultamento. 

 

FUNCIONAMENTO DAS SALAS

     Os espaços ficarão abertos aos finais de semana, com acesso pelas portas laterais do antigo Santuário.



MAIS NOTÍCIAS