Turismo e Gastronomia

Fundaparque fomenta o turismo de negócios em Bento Gonçalves

16/04/2018
Portal Adesso - Foto: Ana Crus Photo/Exata Comunicação

      Agenda de 2018 tem 26 eventos confirmados, movimentando estrutura e economia. Sede de expressivos eventos – encontros de negócios, conferências técnicas, reuniões corporativas, festividades temáticas, entre outros – Bento Gonçalves vem se beneficiando dos frutos advindos do turismo de negócios.

     De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Turismo, a Capital do Vinho atingiu a marca de 1,4 milhão de visitantes nos roteiros locais em 2017. “O turista que vem para negócios, por exemplo, normalmente estende sua estadia e usufrui da mesma estrutura de um turista de lazer. Sendo assim, a compilação dos dados é medida pelo impacto do ISSQN total das atividades econômicas do ramo”, explica o secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto.

     A Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fundaparque), maior espaço do município (são 58.000 m² de área coberta), tem papel crucial na consolidação da cidade como polo nesse segmento. Em 2017, maior parte das 274.431 pessoas que visitaram o local foram atraídas por feiras, congressos e seminários. Neste ano, 26 eventos já figuram na agenda da Fundaparque – somente no mês de abril, são três de grande porte: Fiema Brasil, Envase Brasil/Brasil Alimenta e Festival de Churros.

     “A movimentação econômica que as feiras geram para Bento Gonçalves vai além das transações nos estandes, pois turistas e expositores também utilizam hotéis, restaurantes, turismo, aluguel de automóveis e comércio, por exemplo. Nesse sentido, a Fundaparque pode ser considerada uma das indutoras do turismo de negócios na região, uma vez que sedia eventos frequentados por pessoas do Brasil e do exterior que unem compra e venda de produtos e serviços ao entretenimento”, ressalta o presidente da Fundaparque, Silvio Sandrin. Ainda em 2018, o local receberá eventos como Festival da Cerveja Gaúcha, ExpoBento, Transposul, Wine South America e Avaliação Nacional de Vinhos.

Sobre a Fundaparque


     O Parque de Eventos de Bento Gonçalves possui infraestrutura preparada para abrigar variados eventos, dispondo de 322.566 m² de área territorial, sendo um dos maiores espaços cobertos e climatizados para eventos da América Latina (58.000 m²). A estrutura reúne torre de telefonia, internet, cobertura Wireless, heliponto, reservatórios de água próprios, estacionamento asfaltado para 2.500 automóveis, entre outras vantagens.


MAIS NOTÍCIAS