Trânsito

Operação Balada Segura é lançada em Garibaldi

04/05/2018
Difusora 890 - Fotos: Pricila Piletti /Prefeitura de Garibaldi e Tamires Piccoli/Portal Adesso
Anterior Próximo

     Com a presença de autoridades da área de Segurança Pública e de lideranças políticas, foi realizada na tarde desta sexta-feira (4) a cerimônia de Lançamento da Operação Balada Segura em Garibaldi. O convênio com o DetranRS foi oficializado ainda no mês de março. O município da Serra é o 34º do Rio Grande do Sul a implantar o programa.

     A Balada Segura se caracteriza pelas blitze focadas no consumo de álcool por motoristas. O diferencial é que todos os abordados devem passar pelo teste do etilômetro, a exemplo das operações lei seca. A abordagem cidadã e o desenvolvimento de ações educativas também são marcas do programa.

     Nos próximos dias, os agentes de trânsito municipais passam por treinamentos com servidores do DetranRS, tratando de tópicos da legislação relacionada a álcool e direção, técnicas de abordagem, manuseio do etilômetro. Também serão entregues os materiais e equipamentos para executar as blitze – tendas, balão, mesas, cadeiras e etilômetros.

Resultados

     O programa, que completou sete anos em fevereiro, vem gerando resultados nos municípios onde atua. A proporção de motoristas flagrados alcoolizados nas blitze caiu 40% no período, passando de 12% do total de abordados em 2011 para 7% em 2017.

     Em Porto Alegre, onde a Balada Segura está há mais tempo e atua mais fortemente em blitze diárias (às vezes simultâneas), a redução da acidentalidade em relação a 2010 foi de 35,6% nos acidentes com mortes, 40% nos acidentes com lesão e 72% nos acidentes com danos materiais.

 

 

MAIS NOTÍCIAS