Geral

Grupo de Artilharia Antiaérea realiza treinamento em Garibaldi

29/11/2013
Rádio Estação FM - Dayan Santarosa
Anterior Próximo

     O 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) realizou nesta semana a Operação Escudo Antiaéreo, planejada pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea. Com sede em Caxias do Sul a unidade do 3º montou as unidades de tiro no aeroclube de Garibaldi. Aproximadamente 150 homens do Exército participaram dos treinamentos conforme explicou o comandante do Grupo o coronel, José Carlos Andrade Maranhão.

     Durante a semana os soldados simularam a defesa do local e os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram a simulação do ataque com voos sobre a área. “É uma forma de treinamento para os nossos soldados e também para os pilotos”, disse.

     Na cabeceira da pista de pouso foram instalados dois canhões de 40 milímetros com capacidade de abater alvos até 3 mil metros de altitude. Cada peça é operada por seis militares. Além disso, foram posicionados seis pontos de lançamento de mísseis igla pela área do aeroclube.

     No treinamento os militares do Grupo contaram o sistema de última geração de radar SABER (Sistema de Acompanhamento de alvos aéreos Baseado em Emissão de Radiofrequência). No exercício foi utilizado ainda um Comando Eletrônico, um equipamento que faz a integração de outros pontos de radar com as baterias antiaéreas e os lançadores de mísseis. “Essa tecnologia de monitoramento é 100% Nacional”, ressaltou o coronel. Os treinamentos terminam nesta sexta-feira.

MAIS NOTÍCIAS