Geral

Inaugurada a nova sede do CEMAPS em Carlos Barbosa

27/06/2018
Portal Adesso - Foto:Daiane Altíssimo e Thais Cristina Formentini / Prefeitura CB
Anterior Próximo

     Com a presença de autoridades municipais, o novo espaço do Centro Municipal de Atendimento Psicossocial - CEMAPS foi entregue para a comunidade barbosense na tarde desta terça-feira (26). Desde o ano de 2015, o serviço passou a ser realizado em sala exclusiva, proporcionando comodidade e maior privacidade aos pacientes. Porém, devido ao expressivo número de atendimentos, viu-se a necessidade de ampliar o espaço.

     Assim, a nova sala, localizada na Avenida Presidente Kennedy, nº 691, disponibiliza seis consultórios, onde são oferecidos atendimentos com psicólogo, psiquiatra, assistente social e clínico geral. Além dos atendimentos ambulatoriais, o CEMAPS também proporciona oficinas de arteterapia, despertando o processo criativo como um componente terapêutico e, através deste, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

     Atualmente são desenvolvidos grupos com o intuito de favorecer a expressão individual e suas emoções, através da música e da dança, realização de brincadeiras, alongamentos, exploração de jogos que desenvolvam o raciocínio, atenção e pensamento estratégico. Além disso, os sentimentos também são expressados através de palavras, e em um momento emocionante da solenidade, os pacientes Celso Dalmás e Gustavo Cohsul fizeram a leitura de uma poesia elaborada por eles e seus colegas, Giovani Lamb, Vanderlei Lamb, Luciano Santana e Paulo Graff, denominada “Reunião de Esperança, União e Confraternização.”

     Após apresentação da mesma, emocionada, a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani destacou a importância do trabalho desenvolvido nas aulas de arteterapia do CEMAPS, salientando a poesia escrita pelos pacientes. “É uma emoção muito grande ver esse trabalho desenvolvido pela Gestão do Município na área da saúde mental e ver que esse tipo de trabalho realmente tem resultados.”, ressaltou. Além disso, falou sobre os serviços e ações que estão sendo desenvolvidos no Centro Municipal de Saúde e a ampliação de atendimentos na área de saúde mental. A Secretária também frisou a ampliação e as melhorias que estão sendo realizadas na saúde, mencionando que um novo serviço será entregue ainda neste ano.

     O Prefeito Evandro Zibetti, em pronunciamento agradeceu a emocionante poesia lida pelos pacientes e destacou que isso mostra que o trabalho realizado pela Administração Municipal está dando bons resultados. Zibetti ressaltou que hoje é um momento de celebrar a entrega, não de uma obra apenas, mas sim todo o sentimento que esteve dentro do processo. E finalizou dizendo: “Uma sociedade sadia e entusiasmada nos dá mais resultado e nos ajuda, e a sociedade civil organizada de Carlos Barbosa tem nos auxiliado muito".

 

 

MAIS NOTÍCIAS