Geral

Pesquisa mostra Bento entre os mais desenvolvidos do Estado

02/07/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

 

     Bento Gonçalves é 1º lugar entre os Municípios acima de 100 mil habitantes do Estado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Os dados do Sistema foram divulgados nesta quinta-feira, 28, e apontam a cidade como o sétimo município com o melhor índice de desenvolvimento no Estado, e incluso no top 100 do país.

     O resultado leva em consideração três áreas: saúde, educação e emprego e renda. As estatísticas utilizadas para compor o índice são dos Ministérios da Saúde, da Educação e do Trabalho e Emprego e se baseiam no ano de 2016.

     Em relação ao índice do ano de 2015, Bento saltou duas posições no Estado, passando da 9ª para a 7ª posição. Bento Gonçalves apresentou IFDM de 0,8548 e ficou a frente de cidades como Carlos Barbosa, Gramado e Santa Cruz do Sul. O índice mais alto do município está na área de saúde (0,9649), seguido de educação (0,8791) e emprego e renda (0,7202).

     Para o prefeito Guilherme Pasin, a colocação é resultado do trabalho realizado nas secretarias. "Os investimentos em educação, a estruturação e humanização da saúde melhoraram a qualidade de vida na cidade, estas aliadas à política de atração de investimentos, aumentando as ofertas de emprego e geração de renda, que são refletidas nos resultados divulgados pela Firjan", avaliou Pasin.

     O Rio Grande do Sul tem 18 municípios entre os 100 mais desenvolvidos do país. O índice Firjan varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade.

 

 

MAIS NOTÍCIAS