Economia

Bento Gonçalves contabiliza a abertura de mais de 1700 novas empresas

12/09/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

 

     Conhecida por seu cenário empreendedor e ambiente regulatório desburocratizado, Bento Gonçalves é considerada uma das melhores cidades para se empreender no país. O resultado disso é a escolha do município como local de abertura de novos empreendimentos. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, até o momento, a Capital do Vinho registrou a abertura de 1.175 novas empresas.

     Destas novas empresas, 772 (65,7%) são do setor de prestação de serviços, 202 (17,2%) do comércio, 88 (7,5%) autônomos, 76 (6,5%) comércio com prestação de serviços, 17 (1,5%) indústrias, 12 (1%) indústrias com prestação de serviços e sete (0,6%) agroindústrias.

     Consequentemente, a instalação de novos negócios também gerou oportunidades de emprego. Conforme números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o saldo de novas vagas de trabalho formais criadas no município, chegou a 947 até julho deste ano.

     "Esses dados demonstram o resultado de ações importantes da Administração atual que visam à desburocratização de processos de instalação de novas empresas, como a inauguração da Sala do Empreendedor, e a ampliação das atividades existentes, como a Lei do Incentivo", destaca o secretário da pasta, Sílvio Bertolini Pasin.

     Sendo um local de assessoria gratuita para pequenos, médios e grandes empresários, a Sala do Empreendedor otimizou o processo de abertura de novos negócios, centralizando em um espaço toda a tramitação necessária. Com a implantação da Redesim, o registro de uma micro ou pequena empresa que durava 58 dias, passou a ser de sete a 15 dias, em média. Somente neste ano, o local realizou 14.234 atendimentos.

 

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS