Eventos/Cultura

Aberta a Wine South America - Feira Internacional do Vinho

27/09/2018
Portal Adesso - Foto: Franciele Gonçalves/Prefeitura de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

 

     Colocando os vinhos e espumantes brasileiros na vitrine internacional, a primeira edição da Wine South America abriu oficialmente sua programação nesta quarta-feira (26), em Bento Gonçalves, destacando as qualidades dos rótulos nacionais.

     Esse esforço promete ser continuado. “Já estamos trabalhando para viabilizar a edição de 2019", disse o diretor da Milanez & Milaneze, promotora da feira e subsidiaria do Grupo VeronaFiere, Alberto Piz.

     O discurso otimista está firmado na participação de 250 marcas expositoras de 10 países, na presença de 120 compradores e de 20 jornalistas de diversas partes do país e do Exterior e, principalmente na adesão do setor em torno da Feira. "A Wine South America está acontecendo porque os expositores acreditaram e abraçaram a feira. E nós estamos cumprimos com a palavra em fazer um encontro de negócios internacional que falasse de vinho no Brasil", lembrou Piz.

     A VeronaFiere é da região do Vêneto, mesma de onde muitos italianos partiram para povoar a Serra gaúcha. Essa história de mais de 140 anos foi lembrada de maneira emotiva pelo secretário de Turismo e Comércio Exterior da Região do Vêneto, Federico Caner: "Consideramos essa região a oitava província do Vêneto". Caner, ao fazer uma analogia das colinas daqui com as de lá, disse que os imigrantes construíram uma cultura do vinho nessa região com suor e trabalho. "Eles foram heróis do vinho", enalteceu, sob aplausos.

     A Wine South America estreia com um traço muito similar a Feira do Vinho que ocorre na Itália e é a mais relevante no contexto global do setor: ambas são realizadas longe de seus respectivos centros financeiros, Milão, no caso da Itália, e São Paulo, no caso do Brasil. Para o embaixador da Itália, Antonio Bernardini, o intercâmbio entre as duas nações simboliza a continuidade de uma relação amistosa que ainda tem muito a crescer. "Que esse tipo de evento possa continuar contribuindo para o desenvolvimento da indústria e dos produtos brasileiros, reforçando os laços comerciais entre essas duas grandes nações, Itália e Brasil", falou.

     Pela primeira vez na história da Organização Internacional do Vinho (OIV), o Brasil ocupa a cadeira da presidência, com a professora Regina Vanderlinde. Esta é mais uma prova do quanto o Brasil, através de suas regiões vitivinícolas, tem buscado a qualidade e a visibilidade de seu produto no mercado internacional. “O mundo já vê o mercado nacional de maneira especial”, comentou Regina. Para ela, há desafios em todo o mundo para o setor, seja de caráter produtivo ou de cunho comercial. "A OIV olha para esses desafios como oportunidades para globalizar e difundir a cultura do consumo vitivinícola em escala mundial. E esse é o ambiente ideal para que o livre comércio e a concorrência transparente aconteçam", reiterou.

     Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin reportou a grandiosidade e relevância da feira. “A realização desta feira é uma grande conquista para o Município. Não estamos apenas atendendo o mercado internacional, mas mostrando nossa cidade para o mundo. A Wine South America representa a geração de emprego e renda e o incentivo ao turismo, consolidando ainda mais Bento Gonçalves no mundo do vinho”, enfatizou.

     Paralelo ao evento, a Via Del Vino será palco de shows musicais típicos italiano durante o período, das 17h às 21h. A 1ª edição da Wine South America segue até o dia 29 de setembro, nos pavilhões da Fundaparque. Programação completa disponível em www.winesa.com.br.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS