Geral

Programação especial marca Outubro Rosa em Garibaldi

04/10/2018
Portal Adesso - Foto: Prefeitura de Garibaldi

     O mês de outubro marca a luta de prevenção contra o câncer de mama em todo o país. Em Garibaldi, a Secretaria Municipal da Saúde, e Liga Feminina de Combate ao Câncer se unem para realizar uma extensa programação que mescla ações de conscientização com mutirões atendimentos intensivos e focados na coleta de materiais para exames.

     Integrando a programação das festividades dos 118 anos de emancipação de Garibaldi, as unidades básicas de saúde Central e São Francisco funcionarão no sábado (06), das 8h às 12h, com atendimento de especialista, coleta de citopatológico, e exame das mamas pelos médicos com encaminhamento para mamografias, caso necessário.

     Durante a manhã de sábado, será atendida livre demanda, não é preciso agendar. Todos as unidades básicas de saúde estão decoradas com a cor rosa, alusiva à campanha, bem como repartições públicas, como o Centro Administrativo Municipal. O objetivo é chamar a atenção para o tema e estimular a reflexão.

     “É fundamental que as mulheres estejam em dia com seus exames preventivos, pois, quando o câncer é diagnosticado precocemente, a chance de cura é muito maior”, lembra a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

     Já a programação coordenada Liga Feminina de Combate ao Câncer teve início no dia 30 de setembro, com missa, na Igreja Matriz São Pedro abrindo a programação local. “Neste ano, faremos várias oficinas voltadas para as pacientes da Liga, com o intuito de ensinar a elas um ofício e, também, para que passem alguns momentos divertidos, de confraternização”, explica Lisiane Carlotto Scomazzon, presidente da entidade.

       As Oficinas oferecidas para pacientes contemplam arte em feltro (com a artesã Eude Fracaro), bordado (com Ivete Zaro), bonecas (com Élia Grigoletto), tricô (com Ana Cagliari), crochê (com Ida Chesini), nutrição/culinária (com a nutricionista Gisele Beal) e maquiagem do O Boticário.

Prédios iluminados


Já é tradição em cidades de todo o país iluminar de rosa prédios públicos, sobretudo os mais representativos, com o intuito de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Em Garibaldi, a Câmara de Vereadores, a Igreja Matriz São Pedro e a própria sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer estão iluminados durante este mês.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS