Carros e Motos

Nissan cancela patrocínio ao Vasco devido a briga de torcidas em SC

17/12/2013
UOL CARROS

     A Nissan decidiu cancelar o contrato de patrocínio firmado com o Vasco da Gama. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16), após reunião de representantes da montadora e do clube carioca. A rescisão deve-se à briga entre torcedores organizados do Vasco e do Atlético-PR, em Joinville (SC), na última rodada do Campeonato Brasileiro (5 a 1 para o time paranaense). Não houve mortes, os quatro feridos já tiveram alta e os dois times sofreram punição em tribunal desportivo -- mas as imagens do quebra-pau nas arquibancadas são fortes e rodaram o mundo.   

Segue texto da nota oficial da montadora japonesa, divulgada na noite desta segunda:

Depois dos recentes atos de inaceitável violência, a Nissan informa que não manterá o contrato de patrocínio junto ao Club de Regatas Vasco da Gama. A direção da Nissan considera que os referidos atos de violência são incompatíveis com os valores e princípios sustentados e defendidos pela empresa em todo o mundo.

O patrocínio havia sido assinado em julho de 2013, e tinha previsão de duração de quatro anos.

A Nissan reforça seu compromisso com o esporte brasileiro como Patrocinadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e apoio a 30 atletas olímpicos e paralímpicos do Brasil.

O Vasco ganharia R$ 7 milhões anuais para estampar a logomarca da Nissan nas costas de seu uniforme até 2016 (o patrocinador "master" é a Caixa Econômica Federal). No sábado (14), o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, negara a possibilidade de rompimento, alegando que não havia recebido qualquer notificação sobre isso. As primeiras informações sobre o eventual rompimento surgiram na sexta-feira (13), mas sem a confirmação oficial -- que só veio agora. A pressão pelo cancelamento teria vindo da matriz, no Japão.

Segundo UOL Carros apurou, o fato de o Vasco ter sido rebaixado à Série B do Brasileirão não teve influência na decisão da montadora.

O diretor de marketing da Nissan, Murilo Moreno, chegou a dizer em novembro, quando o time carioca estava a um ponto da zona do rebaixamento, que disputar a segunda divisão seria "melhor ainda" para a marca, já que a exposição do Vasco na mídia tende a ser maior. "E ainda por cima vamos ser o patrocinador do acesso", disse o executivo. (Em nota divulgada na ocasião, a fabricante garantiu que "em nenhum momento a Nissan, ou qualquer de seus funcionários, disse esperar ou torcer para que o clube seja rebaixado."

 

MAIS NOTÍCIAS