Saúde

Encontro Intermunicipal da alimentação reuniu 600 participantes em Garibaldi

19/10/2018
Portal Adesso - Fotos: Priscila Pilletti/Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     A troca de conhecimentos para uma alimentação mais equilibrada e saudável reuniu cerca de 600 moradores de Garibaldi, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul nesta quinta-feira, dia 19. A quarta edição do Encontro Intermunicipal da Alimentação ocorreu na comunidade de São Roque Figueira de Melo e contou com diferentes abordagens.

     “A importância de uma alimentação saudável e natural, e os efeitos que a mesma tem sobre a saúde”, foi o tema central do evento, explanado pelo italiano Alberto Bufano. O tecnólogo de alimentos, especialista em higiene e segurança alimentar, atualmente supervisor técnico na linha de cozinhas profissionais da Tramontina, abordou princípios de nutrição, a alimentação adequada para o combate a doenças, os benefícios da filosofia Slow Food e dicas para uma boa qualidade de vida.

     O encontro ainda contou com exposição de trabalhos feitos nas comunidades rurais dos três municípios, incluindo os 42 pratos elaborados para a confecção de uma coletânea de receitas. Os pratos dos clubes de mães, mulheres e artesãs de Garibaldi tiveram como ingrediente principal a uva e seus derivados, os boavistenses tiveram frango como base e as receitas de Coronel Pilar foram elaborados com leite.

     Todos os pratos puderam ser degustados junto ao lanche compartilhado. As representantes de cada grupo receberam certificados de participação e um exemplar da coletânea, fruto de um trabalho anual de preparação para o encontro pelas equipes da Emater. “Este é o resultado do trabalho das equipes às famílias de agricultores de cada município, que merecem atenção e extensão rural da Emater”, afirmou durante a abertura a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina.

     O evento ocorre desde 1987, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro. A cada edição, as atividades ocorrem em um município e com tema diferente. O encontro ainda integrou as festividades de 118 anos de Garibaldi.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS