Geral

Formatura comemora os 43 anos do 6º Batalhão do Exército em Bento Gonçalves

13/11/2018
Difusora 890
Anterior Próximo

     Na manhã desta terça-feira (13), foi realizada a formatura de homenagem aos 43 anos do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM), em Bento Gonçalves. A solenidade ocorreu na sede do batalhão, onde hoje também está instalada a 8ª Companhia de Comunicações (8ªCIACOM).

     Estiveram presentes autoridades, politicas, civis e militares de diversas autarquias, entre eles o prefeito Guilherme Pasin e o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BI Mtz), a qual o 6º BCOM é subordinado, general de Brigada Ernesto de Lima Gil.

     O general destacou a importância que o batalhão e principalmente o Exército Brasileiro como um todo tem no desenvolvimento do município e na região “pra nós é uma satisfação muito grande o exército estar presente aqui na cidade de Bento Gonçalves, inicialmente através do 1º Batalhão Ferroviário e hoje com o 6º BCOM, que tem uma importância muito grande aqui pra cidade e para os militares que exercem diversas atividades, não só na área militar, mas em outras áreas também”

     O comandante do 6º BCOM, coronel Nelson Marinho de Bastos jr, se disse emocionado por estar a frente do batalhão, e agradeceu a todos que fazem parte da historia do quartel “realmente é uma data muito importante, eu confesso que estou até emocionado, porque na verdade hoje são 43 anos do BCOM, mas é um dia de a gente lembrar a história do exército aqui na cidade. Nós parabenizamos a todos aqueles que um dia serviram aqui, que construíram essa história aqui conosco”.

Histórico do 6º Batalhão de Comunicações

     As instalações ocupadas pelo 6°BCom remontam às do 1°Batalhão Ferroviário (10°BEConst) que, vindo de Santiago-RS, permaneceu em Bento Gonçalves no período de 25 fevereiro de 1943 a 28 de fevereiro de 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações de Exército (3°BCom) que, vindo de Rio Negro-PR, ocupou provisoriamente o aquartelamento entre 16 de março de 1971 a 22 fevereiro de 1976.

     Antes de ser denominado 6°Batalhão de Comunicações, era nomeado de 6°Batalhão de Comunicações Divisionário, antigo 6°BComDiv, a nomenclatura foi alterada pela portaria n° 364 do Comandante do Exército, de 9 de julho de 2003. A partir de 1°de novembro de 2014, passou a apoiar à 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, pois teve sua subordinação alterada devido a desativação da 6ª Divisão de Exército, a quem prestava apoio de comunicações.

     A portaria n° 087-EME, de 28 de abril de 2015, aprovou as diretrizes para a Reestruturação do 6° Batalhão de Comunicações e as portarias n° 707 e n° 708, de 23 de junho de 2015 aprovaram as diretrizes para a criação e respectivamente, das Companhias de Comunicações da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS