Geral

Interior gera oportunidades de negócios em Bento Gonçalves

22/11/2018
Portal Adesso - Fotos: Laura Kirchhof e Marina Teles/Prefeitura de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

 

     De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os quatro distritos do município de Bento: São Pedro, Faria Lemos, Tuiuty e Vale dos Vinhedos, são sedes de cerca de 700 empresas, que abrangem os mais diversos setores. Além disso, as localidades também abrigam 25 agroindústrias.

     Um dos exemplos de empreendimentos de sucesso é a agroindústria Dall'Oglio. A propriedade de Marilice, 37 anos, e Vinicius Dall'Oglio, 48, além de possuir oito hectares de uva, fabrica geleias de figo, uva e amora, cultivados no local, e farináceos que são destinados às instituições escolares em âmbito municipal, estadual e federal.

     Desde a chegada dos primeiros Dall'Oglio, a família sempre teve outras alternativas de receita. Além da uva, eles trabalhavam com caminhões de transporte, vacas de leite ou plantação de trigo. 

     Atualmente, a agroindústria produz por ano cerca de 1,5 tonelada de geleia e 8 toneladas de farináceos. "Começamos a vender na Feira do Produtor Rural por uns anos. Depois estendemos para comercialização em mercados, varejos, entregas particulares e nas feiras Fenavinho e ExpoBento. 


Investindo em conhecimento

     Em agosto de 2017, o prefeito Guilherme Pasin promulgou a Lei Municipal nº 6.248 denominada Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Essa lei foi construída em consonância com as demandas de todas as 39 comunidades do interior, através de reuniões com a presença dos agricultores.

     O plano tem por objetivo qualificar os agricultores, agregando renda à família, incentivando e favorecendo a permanência dos integrantes da família no meio rural. Somente neste ano, foram ofertadas 23 capacitações, por meio do Programa de Qualificação e Desenvolvimento Rural, abrangendo as áreas de gastronomia, informática, floricultura e piscicultura, que beneficiaram cerca de 270 pessoas.

     Os cursos foram ofertados pela Secretaria da Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater- RS/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG).

     Na Região Uva e Vinho, outro fluxo constatado é um maior emprego de mecanização e utilização de práticas culturais na viticultura e na fruticultura, que empatam uma maior produção e, principalmente, em produtividade nas áreas instaladas. Segundo dados do Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul 2013-2015, a viticultura ocupa uma área de aproximadamente 40 mil hectares de vinhedos, correspondendo ao dobro do espaço ocupado nos últimos 20 anos.

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS