Geral

Exclusivo: Embaixador natural de Garibaldi será secretário geral do Itamaraty

07/12/2018
Portal Adesso - Foto: Agência Brasil

     Diplomata Otávio Brandelli vai ser o número 2 no Ministério das Relações Exteriores do governo Bolsonaro. O futuro chanceler Ernesto Araújo anunciou nesta quarta-feira (05), a escolha de Otávio Brandelli para o segundo posto mais elevado do Itamaraty, a Secretaria-Geral das Relações Exteriores. Promovido neste ano a embaixador, Brandelli atualmente é o diretor do Departamento de Mercosul do ministério.

     Aos 54 anos, este é o posto mais elevado que Brandelli exerce na carreira. Ocupar este cargo significa alcançar o topo da carreira diplomática. O anúncio foi feito pelo twitter do futuro chanceler Ernesto Araújo, que escreveu: “Tenho a alegria de anunciar o Embaixador Otávio Brandelli, diplomata de competência e dedicação amplamente reconhecidas, para futuro Secretário-Geral das Relações Exteriores. Será meu braço direito para implementar a política externa do Presidente Bolsonaro”.

     Otávio Brandelli foi da Missão do Brasil junto às Comunidades Econômicas Europeias em Bruxelas (Bélgica), da Delegação Permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração e ao Mercosul (Aladi) e presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

     O diplomata da Terra do Champanha é filho do saudoso Waldemiro Brandelli que foi vice-prefeito de Garibaldi em duas oportunidades, no período de 1960 a 1963 no mandato do Prefeito Antônio Mânica, e de 1964 a 1969 no mandato do Prefeito Irani Peterlongo Rosa. Wlademiro foi ainda presidente da 3ª Fenachamp e Diretor Administrativo da CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento. Ele faleceu em 2012.

     Otávio ainda é primo do ex-prefeito Cirano Cisilotto, e no Palácio Itamaraty, onde funciona o Ministério das Relações Exteriores, há uma rampa na qual o carro que transporta o secretário-geral o deixa direto no gabinete, em homenagem à carreira.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS