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Carros para sempre: Chevette Hatch era o membro que faltava na família

15/01/2014 UOL

 

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     Primeiro carro mundial da GM, o Chevette teve a primazia de ser lançado primeiro no
Brasilantes mesmo da Europa e EUA. Por aqui, ele estreou como sedã duas portas, mas logo
em seguida ganhou uma versão hatchback na Europa (Opel Kadett City) e posteriormente nos
Estados Unidos (Pontiac Acadian). No Brasil, este hatchback só chegaria no final de 1979,
com visual baseado na reestilização do ano anterior.Apesar da demora em lançar a versão
dois volumes, a GM do Brasil apostava forte no Chevette hatch, que buscava atrair um público
mais jovem. Além da perda do terceiro volume, o hatch possuía visual peculiar, com o teto
tendo uma caída mais suave que no sedã.

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     Medindo 3,97 metros de comprimento e 2,39 metros de entre-eixos, a dirigibilidade
também era melhor no hatch, graças à melhor distribuição de peso entre os eixos e à tração
traseira,acentuando a boa fama em curvas que o sedã já tinha.Inicialmente, ele foi oferecido
nas  versões L e SL, equipadas com motor 1.4 de 68 cv e 9,8 kgfm de torque, sendo que esta
versão hatchback chegou ao mercado já com as mudanças aplicadas aos modelos 1980
de toda a linha Chevette (sedã, cupê e a também a recém-lançada perua Marajó).
Pouco tempo depois, o hatch passava a ser oferecido o motor 1.4 a álcool.

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      Entre as atualizações constavam os novos para-choques, com faixa de borracha na
porção central, nova grade frontal sem o logotipo “Chevette” da anterior e frisos laterais
na versão SL. Na traseira, a principal novidade da atualização: lanternas maiores e
envolventes, a primeira grande mudança na parte de trás do modelo, que conferiu
um visual bem mais interessante. Por dentro, bancos mais estreitos e novo padrão
de tecidos.Versão hatch, perua e novo visual. Todas essas novidades somadas
garantiram o melhor ano de vendas para o Chevette em 1980, com 94.816 unidades,
seu recorde histórico no mercado nacional. Além disso, no mesmo ano, o modelo ainda
comemorou a marca de 500.000 unidades produzidas.

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      Mas a boa nova mesmo viria em 1981: a nova versão esportiva SR. Restrita ao hatchback,
ela trazia visual mais agressivo com destaque para a pintura degradê, spoiler traseiro, rodas
exclusivas e os novos faróis quadrados (que mais seriam aplicados em toda linha). Além disso,
outra novidade da versão SR era a estreia do motor 1.6 a gasolina de 80 cv e 11,6 kgfm de torque.
Se o visual de 1978 era inspirado no Pontiac, para 1983 a GM apostava nos europeus
Opel Corsa e Ascona. O Chevette passou por uma ampla reestilização externa e interna.
Na parte dianteira tudo era novo: faróis retangulares, capô em cunha, grade em forma
única e para-choque redesenhado. Na traseira, que passava a contar com uma pequena
saliência, entravam novas lanternas retangulares. Outra novidade junto com a renovação
visual era a opção pelo motor 1.6 a álcool. Janelas com quebra-ventos
(na contramão da tendência mundial) e um novo painel de instrumentos completavam as mudanças.

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       E a mudança de certo de novo: em 1983, o Chevette conseguia o feito inédito de ser o
carro nacional mais vendido, com 85.984 unidades, desbancando VW Fusca, VW Gol e
Fiat 147.O ultimo facelift veio em 1987 junto com o restante da linha: para-choques
envolventes de plástico, nova grade dianteira e acabamento interno de melhor qualidade,
somado a um painel de instrumentos mais completo na nova versão de topo SE.
No mesmo ano, o Chevette Hatch era descontinuado pela GM, deixando a marca
sem uma opção de hatchback de entrada até a chegada do pequeno Corsa em 1994.

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     Apesar da trajetória relativamente curta, o Chevette hatch se destacou pela tração traseira,
única no segmento, e conquistou um número considerável de fãs. Inovador nos anos 70, o
modelo já sentia o peso da concorrência, que se mexia depressa: o VW Gol havia recebido
o aguardado motor a água em 1986 e se tornara campeão de vendas a partir de 1987.
O Fiat Uno que era um carro mais moderno e começava a se consolidar no mercado. Fora isso,
havia ainda a concorrência do Ford Escort.

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O Chevette sedã ainda iria sobreviver no mercado por mais alguns anos, sendo produzido até 1993.
Substituído pelo Corsa, um modelo de concepção completamente diferente, ele coleciona fãs até hoje.
 
* Matéria de Júlio César do site Carplace do Portal UOL
 

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