Notícias


Avaliação feita nas EMEIs de Garibaldi mostra que 91% dos alunos têm peso saudável

21/12/2018 Portal Adesso - Fotos: Priscila Pilletti
Anterior Próximo

     O setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Garibaldi realizou, no mês de novembro, uma avaliação nutricional das crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

     Das 506 crianças que frequentam as EMEIs, 473 participaram da avaliação, representando mais de 93% de abrangência. Os resultados demonstram que 91% dos avaliados encontram-se em eutrofia (peso saudável) e 9% apresentam excesso de peso (35 crianças com sobrepeso e 7 com obesidade), percentual inferior aos 15% no Brasil.

     O perfil alimentar adotado nas escolas tem uma grande influência nos resultados positivos da pesquisa, uma vez que é na escola o suprimento de 70% nas necessidades alimentares deste público. Nas EMEIs a oferta de frutas, legumes e vegetais é diária, além de que os cardápios são isentos de frituras, doces, sobremesas e ultraprocessados.

     De acordo com a nutricionista responsável pelo setor, Janete Weber, as crianças identificadas com excesso de peso serão monitoradas e suas famílias orientadas, visando diminuir este índice.

     Para prevenir o sobrepeso, é importante aumentar o aleitamento materno e não introduzir doces e açúcares antes dos dois anos de idade. A partir de então, limitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, como refrigerantes, biscoitos e fast food, também é essencial para evitar que crianças se tornem obesas e para reduzir os níveis atuais da doença.

     “Investir em prevenção e educação alimentar é promover a saúde dos nossos alunos”, conclui a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS